Banca de DEFESA: Bárbara Bezerra de Carvalho

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Bárbara Bezerra de Carvalho
DATA : 01/11/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

EMOÇÕES NA HABILIDADE ORAL DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO DE ESPANHOL


PALAVRAS-CHAVES:

Emoção; Habilidade oral; Professores de espanhol


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo observar e analisar se os participantes, professores em formação, possuem dificuldade na habilidade oral quando influenciados por alguma emoção. Dois objetivos específicos foram traçados para atingir o objetivo geral, sendo eles: (1) Identificar quais emoções interferem no desenvolvimento da habilidade oral; (2) Compreender o papel das emoções no desenvolvimento da habilidade oral. Para atendêlos, este estudo respaldou-se em Magiolino (2004), Lecointre (2007), Ribeiro (20120), Mota (2007), Arnold e Brown (2000), Gardner e MacIntyre (1993), Brown (2007), Damásio (1994), Maturana (2002), Goleman (1995), LeDoux (1996) e Oatley e Jenkins (1996) para a discussão sobre a importância das emoções para o ser humano e sobre o conceito de emoção. Em Scovel (2000), Silva (2007), Schumann (1997), Aragão (2011) e Micoli (1997) para o estudo sobre a influência das emoções no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, e em Almeida Filho (2021), Rodrigues e OrtizPreuss (2017), Santos e Barcelos (2018), Bergsleithner (2009), Aragão (2011), Aragão (2007), MacIntyre (1993) e Arnold e Brown (2000) para fundamentar a importância da habilidade oral para professores de línguas estrangeiras e sua relação com as emoções e o conceito de habilidade oral. A presente pesquisa é qualitativa. Este estudo foi feito com duas professoras em formação que cursavam a disciplina de Estágio Supervisionado II no curso de Letras Espanhol da Universidade de Brasília. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário inicial, uma conversa autêntica, um questionário pós conversa, lembrança estimulada e narrativa oral. O resultado da análise dos dados revelou que as emoções dificultaram o desempenho da habilidade oral das participantes na língua alvo, notando-se interferência significativa das emoções consideradas negativas. Esta pesquisa contribui para a conscientização do papel que as emoções exercem sobre a habilidade oral em língua estrangeira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIANO SILVESTRE RAMOS - UFBA
Externa à Instituição - ALINE FONSECA DE OLIVEIRA - UFRPE
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 3374034 - KYOKO SEKINO
Notícia cadastrada em: 01/11/2022 12:55
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