Banca de DEFESA: Victor Henrique Rodrigues de Borba

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Victor Henrique Rodrigues de Borba
DATA : 21/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Presencial Sala 35 - IL
TÍTULO:

Curso online de língua inglesa no Instituto Federal de Brasília: uma proposta didática à luz do interacionismo sociodiscursivo, dos multiletramentos e da multimodalidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Curso Online. Interacionismo Sociodiscursivo. Multiletramentos. Multimodalidade. Letramentos Digitais. Design de Curso de Línguas. Ensino Baseado em Tarefas. Ensino Remoto.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Esta pesquisa teve por objetivo geral propor um curso online de inglês básico para viagens, baseado no interacionismo sociodiscursivo, nos multiletramentos e na multimodalidade, para ser implementado no Instituto Federal de Brasília (IFB). No que tange aos objetivos específicos, este trabalho buscou identificar os aspectos didático-pedagógicos inseridos no arcabouço teórico da pesquisa, estabelecer as conexões teóricos/formais da pesquisa, com o enfoque no aperfeiçoamento linguístico-discursivo, na interação entre os pares e no desenvolvimento sociocultural, e analisar os documentos formais que subsidiam a construção do plano pedagógico de curso de formação inicial e continuada (FIC) no IFB. A pesquisa possui as bases teóricas do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2006; BRONCKART; MACHADO, 2004; VEÇOSSI, 2014; BARROSO, 2011; QUEVEDO-CAMARGO, 2007), dos multiletramentos, da multimodalidade e dos letramentos digitais (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; COSCARELLI; RIBEIRO, 2007; BARTON; LEE, 2015; MORAN; MASETTO; BEHRENS, 2006; COPE; KALANTZIS, 2016; ROJO, 2009, 2012), do design de curso de línguas (NATION; MACALISTER, 2010; KOSTKA; BUNNING, 2018), e do ensino baseado em tarefas (ELLIS, 2003, 2018; LONG, 2015; NUNAN, 2003; WILLIS, 1996; WILLIS; WILLIS, 2007). Este trabalho está estruturado de acordo com os seguintes parâmetros metodológicos: natureza teórica, abordagem qualitativa, método interpretativista, objetivo exploratório e pesquisas bibliográfica e documental (CHIZZOTTI, 1998; PRODANOV; FREITAS, 2013; LÜDKE; ANDRÉ, 2018; FLICK, 2013; DENZIN; LINCOLN, 2006; SEVERINO, 2007; MOITA LOPES, 1994; DEMO, 2011; GIL, 2002, 2008). Além disso, a análise de conteúdo (BARDIN, 1977, 2011; KRIPPENDORF, 2004) foi o método empregado para tratamento dos dados coletados na pesquisa. A estrutura da proposta didática desenhada de acordo com o design de curso de línguas, os planos de curso e de ensino criados em harmonia com os documentos formais e os modelos de aulas elaborados em consonância com o ensino baseado em tarefas, são alguns dos resultados desta pesquisa que visam a criação e a oferta de novos cursos de idiomas no formato remoto pelo Instituto Federal de Brasília (IFB).


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1894338 - ANA EMILIA FAJARDO TURBIN
Externa à Instituição - BRUNA LOURENCAO ZOCARATTO - IFB
Interno - 1379322 - FIDEL ARMANDO CANAS CHAVEZ
Presidente - 2003773 - GLADYS PLENS DE QUEVEDO PEREIRA DE CAMARGO
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 17:59
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app10_Prod.sigaa04