Banca de DEFESA: Laís Caroline de Sousa Cruz

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Laís Caroline de Sousa Cruz
DATA : 31/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Defesa do IL
TÍTULO:

EFEITOS DA INSTRUÇÃO E DA ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DO PRESENT PERFECT


PALAVRAS-CHAVES:

Instrução Implícita; Instrução Explícita; Atenção; Aprendizagem de L2.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O estudo relatado nesta dissertação teve como objetivo investigar os efeitos da instrução, quer seja implícita quer seja explícita, no processo de aprendizagem de L2, e como o tipo de instrução impacta na atenção dos aprendizes de L2. Com essa finalidade, esse estudo busca verificar qual tipo de instrução, implícita e/ou explícita, produz melhor efeito no aprendizado da estrutura gramatical do tempo verbal present perfect, e se existe relação entre o tipo de instrução e a atenção que o aprendiz dispersa no momento do tratamento instrucional. Além disso, buscou-se verificar se existe correlação entre a precisão gramatical da estrutura alvo nos testes (PT, PTI e PTP) e o desempenho gramatical dos aprendizes nas tarefas de escrita. Para a análise desta investigação, serviram de base os estudos sobre instrução, segundo Norris e Ortega (2000), Ellis (1994, 2005, 2009), Doughty (2008), Housen e Pierrard (2005) e Long (1983, 1987); e a atenção, conforme proposta por Schmidt (2001), Leow (1997), e Bergsleithner (2009, 2011), entre outros pesquisadores. O experimento foi conduzido com uma amostra de 44 participantes, aprendizes da língua inglesa de um colégio de ensino médio localizado na região Centro-Oeste do Brasil, que foram divididos em dois grupos experimentais. O design geral foi composto de três etapas: na primeira etapa, a realização de um pré-teste para os grupos; na segunda etapa, uma semana depois, o tratamento instrucional implícito para o grupo experimental 1, e o tratamento instrucional explícito para o grupo experimental 2; um pós-teste imediato, aplicado logo após o tratamento para ambos os grupos; um protocolo de atenção, para ambos os grupos; e na terceira etapa, uma semana depois, um pós-teste posterior para ambos os grupos e duas tarefas de escritas, para ambos os grupos. Os resultados estatísticos mostraram que a instrução implícita trouxe mais benefícios para o processo de aprendizagem de L2, quando comparada à instrução explícita. O estudo também concluiu que a instrução implícita impactou positivamente na atenção dispensada pelos participantes do grupo experimental 1, levando a uma maior precisão gramatical da estrutura alvo. Além disso, apesar dos testes estatísticos mostrarem que não houve diferença significativa entre os grupos em relação ao desempenho gramatical dos aprendizes nas tarefas de escrita, o grupo que recebeu a instrução implícita mostrou uma leve melhora na precisão gramatical, indicando ser ela a mais benéfica para o processo de aprendizagem de L2.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALLEY CANDIDO JUNIOR - CMB
Externa ao Programa - 1707169 - ELOISA NASCIMENTO SILVA PILATI - nullPresidente - 1816766 - JOARA MARTIN BERGSLEITHNER
Interna - 1752438 - VANESSA BORGES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 10/10/2023 11:42
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app10_Prod.sigaa04