Banca de QUALIFICAÇÃO: THAUAN MARTINS LELIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAUAN MARTINS LELIS
DATA : 09/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Microsoft Teams
TÍTULO:

"Aperfeiçoamento da diferenciação de embriões somáticos de palma de óleo e avaliação proteômica e da expressão de genes envolvidos com a hiperhidricidade durante a regeneração de plantas." 


PALAVRAS-CHAVES:

Embriogênese somática, Palma de óleo, Vitrificação


PÁGINAS: 87
RESUMO:

O consumo de óleo mundialmente aumenta ano após ano e a produção precisa acompanhar este ritmo, porém a grande fonte de extração consiste no petróleo, uma fonte não renovável de energia. Neste cenário, a expansão da produção de óleo vegetal vem crescendo anualmente, sendo a palma de óleo ou dendezeiro (Elaeis spp.) a planta com maior potencial de produção óleo por hectare. Para produção de mudas, a técnica da embriogênese somática é a principal na clonagem de genótipos superiores, por evitar problemas envolvidos com a germinação de sementes. Com isso, o aprimoramento da embriogênese somática da palma de óleo se torna necessário para baratear o processo e aumentar a produção de mudas, visto que estima-se que seja necessário a troca de 100 mil mudas de palma de óleo anualmente no mundo. A otimização das etapas de diferenciação de calos e regeneração de plantas via embriogênese somática carecem de mais estudos, visto que grande parte dos estudos focam na indução de calos embriogênicos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os impactos na diferenciação de calos embriogênicos e germinação de embriões somáticos produzidos pela adição exógena de ácido giberélico (GA3) ao meio de cultivo. Para tal, colocou-se os calos de dendezeiro formados em placas contendo meio de cultura semissólido Murashige e Skoog (MS) suplementado com sacarose e três concentrações de GA3 (0, 0,5 e 1,0 mg), visando avaliar o efeito desse regulador de crescimento sobre a diferenciação e germinação de embriões somáticos. Após a germinação, as plantas foram introduzidas em meio líquido de MS com adição de duas concentrações de ácido indolbutírico (AIB) (1,5 e 11 mg) para enraizamento. Por fim, realizou-se a análise de fidelidade genética das plantas obtidas por ISSR. Como resultado, observou-se que a maior concentração de GA3 proporcionou maior diferenciação e germinação de embriões somáticos, além de promover a reversão da vitrificação de alguns embriões somáticos. Os explantes cultivados em meios suplementados com maiores concentrações de AIB apresentaram maior taxa de enraizamento e apresentaram embriogênese somática secundária. Ademais, obteve-se uma média de 18 embriões somáticos/calo, com cada calo gerando, em média, 11 plantas. Diante desses resultados, salienta-se a alta capacidade de produção de plantas clonais do híbrido interespecífico de Elaeis oleifera × E. guineensis - B351733 mediante a suplementação do meio de cultivo com o ácido giberélico nas últimas etapas do processo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1556591 - CRISTIANE DA SILVA FERREIRA
Presidente - 583.320.220-53 - JONNY EVERSON SCHERWINSKI PEREIRA - EMBRAPA
Externo à Instituição - PAULO CESAR POETA FERMINO JUNIOR - UFSC
Interna - 1921354 - SARAH CHRISTINA CALDAS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 13/04/2023 16:11
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07