Banca de DEFESA: Marilia Gonçalves Lopes

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marilia Gonçalves Lopes
DATA : 14/10/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 37 IL
TÍTULO:

O ENSINO DA CONCORDÂNCIA VERBAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO LINGUÍSTICA E CONSCIÊNCIA MORFOSSINTÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria gerativa. Análise linguística. Concordância verbal. Ensino de gramática. Base Nacional Comum Curricular.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O objeto de estudo desta dissertação é investigar sequências didáticas sobre a concordância verbal em livros didáticos de Língua Portuguesa utilizados no Ensino Fundamental. A proposta é verificar em que medida os resultados da pesquisa linguística estão sendo incluídos na elaboração das propostas metodológicas no âmbito da Educação Básica, particularmente no II Ciclo do Ensino Fundamental, considerando os estudos linguísticos baseados nos pressupostos gerativistas sobre a natureza do conhecimento linguístico e sua relação com o fenômeno da concordância verbal. Para tanto, investigamos a proposta metodológica em relação ao tema da concordância verbal em três livros didáticos de língua portuguesa, do 6º ano do Ensino Fundamental, aprovados pelo mesmo Programa Nacional de Livros Didáticos de 2020. A metodologia utilizada no desenvolvimento da análise inclui a revisão bibliográfica de obras que tratam sobre a teoria gerativa, o ensino de língua materna, o fenômeno da concordância verbal e as diretrizes para o componente curricular língua portuguesa; e a análise descritiva e crítica das sequências didáticas presentes nos livros didáticos acerca do tema da concordância verbal. Considerando as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) quanto às competências e habilidades linguísticas para o 6º ano, e adotando a abordagem da teoria gerativista em relação à natureza da linguagem humana, este trabalho investiga as estratégias metodológicas de ensino utilizadas nas atividades relativas ao tema da concordância verbal nos livros didáticos citados, a fim de verificar como são desenvolvidas as habilidades linguísticas definidas pela BNCC relativas a esse tema e como as contribuições de estudos linguísticos foram contempladas nessas propostas didáticas. Com relação aos resultados obtidos por meio da análise das atividades sobre concordância verbal propostas pelo livro didático, constata-se que tais atividades se alinham parcialmente com as habilidades de análise linguística da BNCC previstas para o sexto ano do ensino fundamental e consideram, parcialmente, as contribuições das pesquisas linguísticas gerativistas para o ensino de língua materna. No entanto, verificouse que as atividades propostas observam parcialmente os princípios da aprendizagem ativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1707169 - ELOISA NASCIMENTO SILVA PILATI
Interna - 404444 - HELOISA MARIA MOREIRA LIMA DE ALMEIDA SALLES
Externa ao Programa - 78295 - LURDES TERESA LOPES JORGE
Externa à Instituição - STEFANIA CAETANO MARTINS DE REZENDE ZANDOMENICO
Notícia cadastrada em: 29/09/2022 14:23
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app19_Prod.sigaa13