Banca de DEFESA: Neyara Macedo Coelho Barbosa

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Neyara Macedo Coelho Barbosa
DATA : 01/03/2023
LOCAL: REMOTO

PARÊMIAS ESPECIALIZADAS EM LINGUAGEM JURÍDICA BILÍNGUE

Semântica de Frames; Gramática de Construções; Fraseologismo; Procuração; Glossário.

Esta pesquisa insere-se na área de concentração Teoria e Análise Linguística, com ênfase na linha de pesquisa Léxico e Terminologia do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília, e é desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos – Centro LexTerm. O objeto de estudo são parêmias especializadas (PEs) em textos de Procurações redigidas em Português do Brasil e em Inglês dos Estados Unidos da América. Apesar da recorrência de parêmias na linguagem de especialidade, as pesquisas acerca dessas estruturas linguísticas direcionadas a um domínio específico de conhecimento são escassas, o que pode ocasionar a generalização de definições e classificações desse tipo de fraseologismo e, como consequência, imprecisões no uso, na interpretação ou na tradução. Nesse contexto, surgem indagações sobre como as PEs adquirem forma e significado na linguagem de especialidade da Procuração em língua portuguesa e inglesa. Diante disso, propomos a criação de um modelo teórico e metodológico com base na Semântica de Frames, em conjunto com a Gramática de Construções, de modo a analisar as propriedades morfossintáticas, semânticas e pragmáticas das PEs, com vistas à produção de um Glossário Digital de Parêmias Jurídicas Bilíngue (GPjur), direcionado a tradutores, profissionais e estudantes de Direito. Para o levantamento dos dados, compilamos os corpora bilíngues com o propósito de identificar, por meio de duas etapas, manual e digital, as PEs mais recorrentes, além de observar os possíveis correspondentes no par linguístico em estudo. Demonstramos, nos resultados parciais, a viabilidade da combinação dos modelos cognitivos adotados para descrever as particularidades internas e externas responsáveis pelo funcionamento coeso das PEs na linguagem jurídica. Com os frames, detalhamos a estrutura conceitual das PEs e, com construções, estabelecemos o pareamento simbólico entre forma e significado. Pretendemos, por fim, continuar com as análises das PEs selecionadas, em que explicaremos a terminologização e a gramaticalização, processos linguísticos determinantes para a formação e a função das parêmias da linguagem de especialidade investigada. Desse modo, as discussões possibilitarão formular as definições desses enunciados fraseológicos e organizar a macroestrutura do GPjur a ser divulgado em plataforma eletrônica de acesso aberto. Além disso, esperamos que os aportes teóricos e metodológicos gerados nesta pesquisa contribuam para o desenvolvimento de estudos fraseológicos, terminológicos e terminográficos.

Externo à Instituição - IEDA MARIA ALVES - USP
Externa à Instituição - CLAUDIA ZAVAGLIA - UNESP
Presidente - 402767 - ENILDE LEITE DE JESUS FAULSTICH
Interna - 2703927 - FLAVIA DE OLIVEIRA MAIA PIRES