Banca de DEFESA: ALLINY DE MATOS FERRAZ ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLINY DE MATOS FERRAZ ANDRADE
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Presencial - Sala 35 do IL

Um olhar para a jornada linguística do surdo bilíngue: a importância da aquisição da libras (L1) na construção de conhecimento de mundo e na aprendizagem do português-por-escrito (L2)

Aquisição; primeira língua; segunda língua; educação bilíngue; surdos.

A presente pesquisa parte da premissa que a capacidade inata para adquirir e aprender línguas é inerente ao ser humano, daí a facilidade com que uma criança surda adquire a língua de sinais, bastando para isso, apenas estar exposta a ela, pois as diferenças do surdo originam-se na questão linguística. Nosso objetivo é demonstrar a necessidade de a criança surda adquirir a Libras, desde a mais tenra idade, e a partir dela, ter acesso a informações e conhecimentos, entre eles, o português escrito como segunda língua. Com este intuito, apresentamos a necessidade de um olhar cuidadoso para o percurso linguístico do estudante surdo por meio de uma análise minuciosa da legislação vigente, que garante ao estudante surdo o direito à educação bilíngue e, de um panorama de natureza teórica sobre os estudos relacionados aos processos de aquisição e aprendizagem de primeira e segunda língua, com foco no bilinguismo dos surdos. Compreendemos que somente por meio de uma metodologia de natureza qualitativa interpretativista, é possível ouvir as vozes de todos os atores envolvidos na educação de surdos, sobretudo ouvir o próprio surdo e seus familiares, no que tange ao processo de aquisição e aprendizagem de Libras e de português escrito como segunda língua. Assim, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em escolas inclusivas e em uma escola bilíngue, com gestores, professores, familiares e surdos, visibilizamos cada um destes atores para que, ao triangular os dados, fôssemos capazes de compreender onde está o imbróglio da intitulada educação bilíngue de surdos. A partir de toda essa análise, propomos um material orientador com o intuito de fornecer subsídios baseados em informações de caráter linguístico àqueles que atuam diretamente na educação de surdos, bem como aos familiares desses estudantes. A tese está organizada em seis capítulos. No primeiro capítulo, apresentamos uma análise documental detalhada sobre a legislação que assegura ao estudante surdo o direito à educação bilíngue. No segundo capítulo, trazemos um panorama de natureza teórica dos estudos dos processos de aquisição e aprendizagem de primeira e segunda língua. No terceiro capítulo, são apresentados alguns estudos sobre bilinguismo com foco no bilinguismo dos surdos. No capítulo quatro, apresentamos a metodologia como recurso orientador para a pesquisa. No capítulo cinco, são apresentadas as entrevistas semiestruturadas e convidamos o leitor a refletir acerca da triangulação dos dados. Por fim, no último capítulo, propomos um material orientador aos familiares do estudante surdo. Compreendemos que, a partir da pesquisa, outras propostas, cartilhas e programas podem ser produzidos para contribuir para uma educação verdadeiramente bilíngue para surdos.

Presidente - 867.197.938-53 - DANIELE MARCELLE GRANNIER - NÃO INFORMADO
Interna - 1552210 - ROZANA REIGOTA NAVES
Externa à Instituição - EDINEIDE DOS SANTOS SILVA - UFAL
Externa à Instituição - MARISA DIAS LIMA - UFU