Banca de DEFESA: ANNA LUIZA DE VASCONCELLOS CAVALCANTI MORATO

DISCENTE : ANNA LUIZA DE VASCONCELLOS CAVALCANTI MORATO
DATA : 04/08/2023
LOCAL: Híbrido - Sala 35 IL

Os traços da produção do gênero ofício: um (novo) olhar sobre os fatores de textualidade à luz da competência metagenérica.

ofício; gêneros discursivos; competência metagenérica.

Este estudo pretende analisar a escrita de ofícios dos servidores da Universidade de Brasília (UnB) a partir da prática social de elaboração desse gênero discursivo no ambiente laboral. Essa atividade será relacionada com a competência metagenérica proposta por Koch (2021). Em paralelo, pretende-se identificar se a produção de ofícios é orientada por manuais de Redação Oficial, especificamente o “Manual de Redação da Presidência da República" (2018) e as "Normas para padronização de documentos da UnB" (2011). As definições e orientações contidas nos referidos manuais serão associadas aos fatores de textualidade propostos por Beaugrande e Dressler (1981) e por Koch (2021) com a finalidade de propor fatores de textualidade específicos para o ofício, tendo por base a prática social dos servidores da UnB. Na metodologia, foram selecionados modelos de ofícios disponíveis nesses manuais, bem como a realização de entrevistas com os profissionais responsáveis por essa escrita na Universidade. No âmbito analítico, constata-se que os referidos manuais focalizam propriedades formais do gênero e que a prática de escrita se diferencia em decorrência da competência metagenérica, ainda que exista uma tendência à padronização e à formalidade. Como resultados da pesquisa, pretende-se contribuir para uma compreensão mais científica e menos normativa acerca do gênero ofício, tendo em vista o seu uso recorrente no âmbito profissional.

Externa à Instituição - VANDA MARIA DA SILVA ELIAS - UNIFESP
Interna - 1220784 - CINTIA DA SILVA PACHECO
Externa ao Programa - 2435148 - PAULA MARIA COBUCCI RIBEIRO DIAS - nullPresidente - 1209022 - RODRIGO ALBUQUERQUE PEREIRA
Notícia cadastrada em: 17/07/2023 13:54