E na Venezuela? Representações que embasam práticas docentes de professores de português para migrantes
representação docente; migrantes venezuelanos; PLAC
Esta pesquisa objetiva estudar as representações que embasam a prática docente de ensino de português para migrantes venezuelanos por professoras em formação na licenciatura em Letras – Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL) da Universidade de Brasília (UnB). O estudo do tema se justifica pela centralidade do papel das representações na formulação de políticas linguísticas, no estabelecimento das relações sociais, no acolhimento de migrantes, e, em última análise, na prática docente. Sob a luz da abordagem qualitativa de investigação, os dados foram (a) gerados em aulas online de português para migrantes venezuelanos, em reuniões e encontros pedagógicos realizados também na modalidade online, todos devidamente gravados, constituindo o principal contexto de geração de dados; bem como em materiais didáticos empregados pelas professoras durante suas aulas e; (b) interpretados pelas lentes da Análise do Discurso Crítica. A conjuntura social e histórica em que as representações, objeto deste estudo, foram construídas foi contemplada por meio de uma breve apresentação dos principais pontos da história social e política recente da Venezuela e do paralelo que traçamos entre dois fatores que, a nosso ver, são determinantes para a análise dos dados, quais sejam: a mídia e a formação de professores na licenciatura de Letras-PBSL. Em termos teóricos, partimos de estudos sobre representação propostos por Hall (1997) e Silva (2006); sobre migração formulados por Santos (2014); sobre identidade, de Hall (2006) e Candau (2008); sobre formação de professores de línguas por Ortiz Alvarez (2011).