COLONIALIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL: APONTAMENTOS DE SUA TRANSVERSALIDADE NA CONSUBSTANCIALIZAÇÃO DO PROJETO DE FORMAÇÃO
Colonialidade; Decolonialidade; Serviço Social; Formação Profissional; Diretrizes Curriculares.
O projeto de formação profissional em Serviço Social consubstanciado nos anos 1990 a partir da implementação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - propiciou ao longo dos anos a maturação da perspectiva materialista histórico-dialética na profissão. Essa, por sua vez, possibilitou o aprofundamento da capacidade de leitura da realidade social pelas/os profissionais, abrindo espaço para o desvelar das particularidades sócio-históricas brasileiras e da apreensão destas como determinantes para o projeto profissional. Nessa esteira, à luz do método crítico marxista, propõe-se a análise da transversalidade dos estudos decoloniais e da colonialidade no projeto de formação profissional em Serviço Social, estabelecendo como objetivo geral “analisar a interface existente entre a formação profissional e a colonialidade expressa na realidade brasileira, de modo a desvelar seus traços nos componentes curriculares da formação acadêmico profissional em Serviço Social, nos cursos mais antigos de cada região do Brasil”. Trata-se de uma pesquisa exploratória com enfoque misto, cujos procedimentos metodológicos elegidos foram: revisão bibliográfica - que possibilitou o contato e aprofundamento com as temáticas que envolvem o objeto de estudo; pesquisa documental - realizada a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso do curso mais antigo de Serviço Social das regiões geográficas do país; e a análise de conteúdo, realizada a partir da exploração do material orientada por um roteiro de análise documental e, posteriormente, das inferências crítico-reflexivas ensejadas pelos dados obtidos associados às investigações realizadas. O estudo evidencia a incipiente presença do debate decolonial e do ensino da colonialidade nos cursos observados, não obstante o mesmo demonstra a transversalidade existente entre decolonialidade, colonialidade e o Serviço Social na sociedade brasileira, os quais só auferem apreensão a partir da ótica/lógica dos Fundamentos e de seus nucleos de fundamentação. A absorção desse debate pelo projeto de formação profissional reafirma não só a coerência e a direção social do projeto profissional, mas contribui para o avanço rumo a sua consubstancialização.