Banca de DEFESA: Rafael Ícaro Matos Vieira

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rafael Ícaro Matos Vieira
DATA : 04/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Meio virtual
TÍTULO:

" Produção e caracterização de enzimas pectinolíticas por Paecilomyces formosus em resíduos sólidos do processamento de café."


PALAVRAS-CHAVES:

Paecilomyces formosus, pectinase, caracterização, enzimas.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

O Brasil se destaca como o maior produtor mundial de café, mais de 50 milhões de sacas de café são produzidas anualmente, após o beneficiamento do café há geração de resíduos (casca, polpa, mucilagem) na mesma proporção, chegando até 50% da produção total. Neste trabalho foi pesquisado o potencial de produção da enzima pectinase pelo Paecilomyces formosus em resíduos de casca de café robusta e a caracterização desta enzima. Em estudo anterior foi constatado que as melhores condições de cultivo são em 20ºC, 87 rpm, pH 4,0, sem suplementação. Foi realizado um screening enzimático, revelando que o pico de produção de pectinase se dá ao sétimo dia. A amostra foi concentrada (1,54UI/mL) e foi realizada uma comparação entre a porção concentrada e o extrato bruto (0,43UI/mL). As melhores condições bioquímicas da pectinase para o pH se deram em faixas ácidas (pH 4-5) e básicas (pH 9-10), a melhor temperatura 60ºC, foi ativado pelos compostos fenólicos ácido transferúlico e ácido tânico, íons de Mn2+, Ca2+ e pelo EDTA. A pectinase se mostrou estável quanto a termoestabilidade até o período de 72 horas nas temperaturas de 30, 60 e 80ºC no extrato bruto e também na fração concentrada em 30 e 60ºC. O teste de hidrólise demonstrou capacidade degradação do substrato lignocelulósico pela pectinase, se mantendo até o período final de 24 horas do teste, sendo que não houve nenhuma atividade pectinolítica quando ao teste utilizando a casca de café pré-tratada. Os resultados do presente trabalho demonstraram o potencial de produção de pectinase pelo Paecilomyces formosus, sendo caracterizada, contribuindo com novas informações dentro do cenário biotecnológico, se fazendo necessário mais pesquisas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Gilvan Caetano Duarte - UFU
Presidente - 2122696 - EDIVALDO XIMENES FERREIRA FILHO
Externo à Instituição - HELDER ANDREY ROCHA GOMES - UDF
Interno - 2772324 - LUIS HENRIQUE FERREIRA DO VALE
Notícia cadastrada em: 29/06/2023 11:19
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app40_Prod.sigaa34