PROPOSTA DE CONTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO TÓPICOS DE MAGNETISMO COM O APOIO DE MATERIAIS DO COTIDIANO NO ENSINO MÉDIO
Eletromagnetismo; Sequência Didática; Ensino Médio; Aprendizagem Significativa; Materiais do Cotidiano; UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas); Ensino de Física; Experimentos Didáticos.
O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar de uma maneira diferenciada tópicos de eletromagnetismo para os alunos do 3º ano do Ensino médio por meio de materiais e fenômenos que são familiares aos alunos, aparecendo diversas vezes no cotidiano desses estudantes. Foi escolhido para a realização desse trabalho a aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel o modelo de Unidade de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS, proposto por Moreira (2013). Nessa investigação serão utilizados dispositivos geradores e receptores para aproximar o aluno de conceitos como corrente elétrica, circuito, campo magnético, indução eletromagnética antes trabalhados de forma tradicional durante as aulas em uma escola particular do Distrito Federal. Esse trabalho foi adaptado por meio de vídeos e simuladores para substituir experimentos práticos antes previstos para sua realização.