Banca de DEFESA: Julio Francisco dos Santos Sousa

DISCENTE : Julio Francisco dos Santos Sousa
DATA : 23/12/2022
LOCAL: MNPEF - Pavilhão Multiuso II - Auditorio CIF

A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE LÂMPADAS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE ELETRICIDADE NO 9º ANO

Palavras-chave: Ensino de Física, ensino investigativo, socio-interacionismo, Vigotski, eletricidade, eficiência energética.

Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Essa dissertação desenvolve uma sequência didática para ensino de eletricidade em uma turma de 9° ano. Pressupõe-se que o ensino de eletricidade em nível fundamental deve se munir de duas estratégias: a contextualização da temática científica e a atividade experimental, como formas de motivação do estudante e para aproximação do fazer científico para a sala de aula de ciências. Para tanto, as aulas se fundamentaram na Sequência de Ensino Investigativa (SEI), proposta por Carvalho (2013), entrecortada por pressupostos socio-interacionistas da teoria de Vigotski (2001).

Neste trabalho, a partir da contextualização sobre o consumo de energia elétrica, a sequência de aulas se concentrou em propor problemas relacionados à eficiência energética de lâmpadas. Para uma investigação mais comparativa entre as diferentes tipologias de lâmpadas, foi desenvolvida uma Bancada Experimental para medição de iluminância e consumo energético. Os estudantes foram divididos em grupos e estimulados a manipular o aparato experimental segundo suas próprias hipóteses. Além da investigação experimental, mesclou-se a leitura de textos para sistematização do conhecimento com discussões sobre os temas abordados, em um ambiente rico para intercâmbio de significados e vivências.

Externo à Instituição - CAIO MARCELLO MOTA POLITO - IFB
Interno - 1663797 - MARCELLO FERREIRA
Externo à Instituição - RENDISLEY ARISTÓTELES DOS SANTOS PAIVA - IFB
Interno - 1803399 - RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM