Banca de DEFESA: Thatyusce Bonfim Gomes

DISCENTE : Thatyusce Bonfim Gomes
DATA : 28/04/2023
LOCAL: MNPEF - Pavilhão Multiuso II - Auditorio CIF

A DESCOBERTA DA NATUREZA ELÉTRICA DOS RAIOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-INVESTIGATIVA

natureza da ciência; raios em tempestades; história da eletricidade; ensino investigativo; Benjamin Franklin.

Este trabalho apresenta uma sequência didática construída a partir da utilização de um estudo de caso histórico na modalidade investigativa. O episódio histórico trabalhado é a descoberta da natureza elétrica dos raios, protagonizada por Benjamin Franklin no século XVIII. A intenção da proposta é fomentar a discussão de aspectos inerentes à natureza da ciência e, assim, contribuir para que os alunos construam uma visão menos distorcida do fazer científico. A utilização de narrações investigativas possibilita que o aluno seja colocado em uma simulação de produção científica fiel à realidade e, com isso, seja capaz de refletir e internalizar os aspectos inerentes à prática do cientista. Ademais, a sequência tem o objetivo de introduzir os conceitos de carga elétrica e descarga elétrica sob a contextualização da temática dos raios em tempestades e da funcionalidade dos para-raios. A proposta conta também com atividades experimentais, práticas e demonstrativas, que buscam auxiliar na visualização e no entendimento dos fenômenos por parte dos alunos, bem como despertar o interesse no assunto abordado. A sequência em questão foi aplicada em duas turmas de nono ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito Federal e obteve resultados satisfatórios.

Externo à Instituição - BRENO ARSIOLI MOURA - USP
Interno - 1803399 - RONNI GERALDO GOMES DE AMORIM
Presidente - 1412911 - VANESSA CARVALHO DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 30/03/2023 16:33