Banca de DEFESA: Edilson Rodrigues Monteiro

DISCENTE : Edilson Rodrigues Monteiro
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Plataforma de Reunião do Teams

"UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE VACINAS POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICs".

Ensino remoto emergencial; Ensino investigativo; Google Sala de Aula COVID-19, Vacinas.

Este estudo objetivou explorar a importância das vacinas por meio de uma abordagem didática investigativa, empregando Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) dentro de um modelo de ensino híbrido. A pesquisa foi conduzida com alunos do Ensino Médio de uma escola pública no Distrito Federal, o projeto combinou atividades presenciais e à distância, utilizando plataformas digitais, notadamente o Google Classroom, para facilitar a interação e o engajamento dos alunos. O propósito da pesquisa foi avaliar a acessibilidade aos recursos tecnológicos disponíveis aos estudantes e investigar como a utilização dessas tecnologias poderia aprimorar o aprendizado sobre vacinas. Os resultados revelaram um aumento significativo na motivação e no envolvimento dos alunos com o conteúdo de Biologia quando mediados pelas TICs, refletindo em uma compreensão aprofundada sobre vacinas. Como produto final, foi desenvolvida uma sequência didática investigativa sobre vacinas, demonstrando que a integração efetiva de ferramentas digitais no processo educacional pode substancialmente enriquecer a aprendizagem. Este recurso pedagógico, estruturado em torno do uso das TICs, mostrou-se uma estratégia promissora para o ensino de Biologia, enfatizando a aplicação de metodologias ativas para engajar os alunos. O estudo ressalta a necessidade de incorporar tecnologias educacionais no currículo escolar para promover um entendimento crítico e atualizado sobre questões de saúde pública, como a vacinação, preparando os alunos para enfrentar desafios contemporâneos de forma informada.

Presidente - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Externo à Instituição - Antônio Cláudio de Araújo Júnior - IFG
Interna - 2208894 - ELIDA GERALDA CAMPOS
Interna - 3263789 - FERNANDA PAULINI