Banca de DEFESA: Antonia Santos da Silva

DISCENTE : Antonia Santos da Silva
DATA : 22/07/2022

MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO APÓS A ABORDAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS POR MEIO DOS MÉTODOS DA INSTRUÇÃO POR PARES E DA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA

Aula expositiva dialogada. Instrução por pares. Ensino de biologia. Motivação. Percepção da aprendizagem.

O ensino de Ciências na educação básica brasileira tem ocorrido com predomínio de teóricas aulas expositivas, entretanto, muitas críticas têm sido feitas a tal conjuntura devido à carência de atividades práticas e às características deste método de ensino, que estimula a passividade dos alunos e a memorização dos conceitos sem a necessária reflexão crítica, dificultando a motivação e a alfabetização científica. No ensino de Biologia, a motivação para o saber se relaciona à observação, à investigação e à capacidade de refletir criticamente acerca dos aspectos da natureza. Logo, é importante repensar a forma de ensinar, adotando métodos de ensino-aprendizagem que estimulem o desenvolvimento do senso crítico e do espírito investigativo. Para mudar esta realidade, acreditamos que a adoção de métodos ativos, tais como a Instrução por Pares (IpP), associada ao Ensino por Investigação, pode ser um diferencial que estimule a motivação para o aprender, a percepção da aprendizagem, a proatividade e o trabalho colaborativo dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou aplicar o IpP no ensino de Biologia e comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio, após abordagem de temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio dos métodos da Aula Expositiva Dialogada (AED) e IpP. Os dados foram coletados a partir das respostas aos questionários anônimos respondidos por 94 estudantes da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual Dom Pedro I, situado na cidade de Aparecida de Goiânia, no estado de Goiás, e foram comparados por meio do teste Exato de Fischer (95% IC). Com relação à motivação, infere-se que a inserção do IpP impactou o ponto de vista dos alunos sobre a importância do diálogo para o processo de aprendizagem; nas demais variáveis, não identificamos diferenças significativas. Sobre a percepção de aprendizagem, não verificamos diferenças entre os métodos aplicados. Desse modo, foi possível concluir que tanto o método AED quanto o método IpP contribuíram para a percepção dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos abordados e que a motivação foi positivamente impactada após a utilização do método IpP.

Externa à Instituição - VIRGINIA CLAUDIA CARNEIRO GIRÃO CARMONA - UFC
Interna - 2338437 - ANA JULIA LEMOS ALVES PEDREIRA
Presidente - 2733012 - JOSE EDUARDO BARONEZA
Interna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA