Banca de DEFESA: Marcos Borzuk da Fonseca Junior

DISCENTE : Marcos Borzuk da Fonseca Junior
DATA : 09/08/2022
LOCAL: videoconferência

CLUBE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VIRTUAL: IMPLANTAÇÃO E IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Ensino Médio. Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Educação Científica. Ensino Remoto

Os Clubes de Ciências podem ser espaços de trocas de experiências e de compartilhamento de tecnologias e vivências. O Clube de Ciências Biológicas Virtual (CCBV) é um espaço de educação não formal onde há estímulo a construção de uma mentalidade crítica sobre questões que envolvam o estudo e aprendizagem de Biologia pelos estudantes. Sua implantação se justifica por resultar em um CCBV que seja um espaço de discussões sobre variados temas, participação em eventos e importante na diminuição do déficit de aprendizagem que foi acentuado nos estudantes durante a pandemia de COVID-19. No ensino por investigação o estudante deve ser o desenvolvedor da sua aprendizagem. Para o alcance dessa aprendizagem o objetivo dessa pesquisa foi analisar desde a implantação até a importância do CCBV em uma escola de ensino médio do Distrito Federal e como isso poderia influenciar na aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados da pesquisa foi baseada na utilização de ferramentas da plataforma google, como formulários google, google meet, sala de aula virtual (google classroom) e um questionário tradicional. Os dados da pesquisa foram examinados qualiquantitativamente usando como base o domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom. Entre as importantes conclusões o CCBV mostrou importância no ensino e aprendizagem de Biologia e a participação na etapa regional do circuito de ciências das escolas públicas foi motivadora para a aprendizagem por meio da investigação propiciada pela submissão do CCBV a essa etapa.

Externo à Instituição - GLAUSON FRANCISCO CHAVES
Interno - 1183117 - MARCOS ANTONIO DOS SANTOS SILVA FERRAZ
Presidente - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA