CLUBE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VIRTUAL: IMPLANTAÇÃO E IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Ensino Médio. Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Educação Científica. Ensino Remoto
Os Clubes de Ciências podem ser espaços de trocas de experiências e de compartilhamento de tecnologias e vivências. O Clube de Ciências Biológicas Virtual (CCBV) é um espaço de educação não formal onde há estímulo a construção de uma mentalidade crítica sobre questões que envolvam o estudo e aprendizagem de Biologia pelos estudantes. Sua implantação se justifica por resultar em um CCBV que seja um espaço de discussões sobre variados temas, participação em eventos e importante na diminuição do déficit de aprendizagem que foi acentuado nos estudantes durante a pandemia de COVID-19. No ensino por investigação o estudante deve ser o desenvolvedor da sua aprendizagem. Para o alcance dessa aprendizagem o objetivo dessa pesquisa foi analisar desde a implantação até a importância do CCBV em uma escola de ensino médio do Distrito Federal e como isso poderia influenciar na aprendizagem dos estudantes. A coleta de dados da pesquisa foi baseada na utilização de ferramentas da plataforma google, como formulários google, google meet, sala de aula virtual (google classroom) e um questionário tradicional. Os dados da pesquisa foram examinados qualiquantitativamente usando como base o domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom. Entre as importantes conclusões o CCBV mostrou importância no ensino e aprendizagem de Biologia e a participação na etapa regional do circuito de ciências das escolas públicas foi motivadora para a aprendizagem por meio da investigação propiciada pela submissão do CCBV a essa etapa.