Banca de DEFESA: Neide Cândida de Oliveira Santos Pessoa

DISCENTE : Neide Cândida de Oliveira Santos Pessoa
DATA : 12/08/2022

A CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA AUXILIAR OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES E MATAS CILIARES

Conservação; Sequência Didática; Ensino de Biologia.

Este projeto teve por objetivo elaborar uma Sequência Didática Investigativa - SDI, contextualizada, para atender professores e estudantes do ensino médio na disciplina de biologia, para incentivar, o ensino investigativo neste componente curricular com a utilização deste produto. O estudo foi desenvolvido no Colégio Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Jaupaci no estado de Goiás. Assim, a partir da vivência na escola de professores e estudantes e da contextualização do tema meio ambiente, propomos e construímos uma SDI com o tema; “A construção de metodologia investigativa para auxiliar os professores do ensino médio sobre o tema preservação e conservação do meio ambiente”, planejadas com a sequência de seis aulas que auxiliará no processo de ensino e aprendizado de biologia no ensino médio. A sequência criada possui como conteúdo programático o Ciclo da Água, Interações Ecológicas Dinâmicas das Comunidades, Ciclos Biogeoquímicos, Recursos Hídricos. O projeto vem ao encontro ao anseio dos professores em criar estratégias de ensino que tornem a aprendizagem de biologia mais significativa para o aluno, trabalhando questões problematizadoras reais para o estudante. Tal estratégia visa promover a investigação, coleta e tabulação de dados, discussões, formulação de ações, o protagonismo estudantil, o conhecimento científico, a autonomia a tomada de decisões para o seu bem-estar e do meio em que vive, sendo um agente de transformações.

Externa à Instituição - AGDA RABELO CENTOFANTE
Interna - 1207115 - ILDINETE SILVA PEREIRA
Presidente - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA