Banca de DEFESA: Ailla de Oliveira Motta

DISCENTE : Ailla de Oliveira Motta
DATA : 30/08/2022

Pesquisa e proposta de recurso didático de genética humana para o Ensino Médio

Genética humana, ensino, contextualização, recurso didático.

A Genética Humana é uma área que desperta o interesse dos estudantes e aproxima o conhecimento científico da realidade cotidiana da sociedade. Entretanto, a literatura da área aponta que o ensino da Genética Humana apresenta muitas dificuldades e inadequações, principalmente nos exemplos abordados nos livros didáticos, como também dificuldades na transposição didática por parte dos professores. Os objetivos desse trabalho foram realizar um levantamento, seleção e análise dos materiais didáticos que abordam a Genética Humana, publicados na revista Genética na Escola e propor um recurso didático que permita integrar o ensino da Genética humana de forma interativa, dinâmica e contextualizada. Os resultados encontrados permitiram a elaboração de um panorama geral a partir da análise de 84 artigos publicados no período de 2015 a 2021. Foram sistematizados os seguintes dados: título, edição, seção da revista, instituição, autor e categoria em que cada artigo está inserido. As seções da revista com maior número de publicações foram Um gene e Material Didático, com 21 publicaçõs em cada seção. A instituição com maior número de publicações foi a Universidade de São Paulo (27%). A maioria (48%) dos artigos apresentam estudantes de pós-graduação como primeiros autores. Em relação ao conteúdo, os artigos foram divididos em seis categorias a partir da análise de título e resumo, sendo elas: Novos conhecimentos, Herança Monogênica, Nova ferramenta para o Ensino, Genética e Sociedade, Herança Uniparental e Herança multifatorial. As categorias Nova ferramenta para o Ensino e Genética e Sociedade, representam 45% das publicações, o que reflete uma mudança nas metodologias e abordagens pedagógicas propostas para o ensino e a consolidação da aprendizagem da Genética Humana na Educação Básica. A partir do panorama geral foi realizada uma seleção de 10 artigos, que pudessem compor um novo recurso didático para o ensino da temática. Os artigos foram lidos na integra e foram analisados quanto à adequação aos objetivos, competências e habilidades contidos na Base Nacional Comum Curricular e ao Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio. A partir das adequações dos artigos às diretrizes da Educação Básica Brasileira, o jogo Família sem Memória - Investigando a Relação de Parentesco foi elaborado com base na abordagem do Ensino por Investigação. O jogo Família sem Memória - Investigando a Relação de Parentesco, enquanto recurso didático permite integrar o conhecimento de diferentes características fenotípicas que deverão ser analisadas e interpretadas para a resolução do jogo. O jogo é organizado em etapas, o que possibilita ao professor aplicar diferentes estratégias ao longo do processo, permitindo uma aprendizagem participativa e protagonizada pelos estudantes.

Interna - 1207115 - ILDINETE SILVA PEREIRA
Presidente - 1170716 - MARIA DE NAZARE KLAUTAU GUIMARAES
Interna - 404551 - SILENE DE PAULINO LOZZI
Externa à Instituição - SUSANA SUELY RODRIGUES MILHOMEM PAIXÃO - IFB