Banca de DEFESA: Eliane Cristina dos Anjos

DISCENTE : Eliane Cristina dos Anjos
DATA : 31/08/2022

METODOLOGIAS ATIVAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Ensino por investigação. TDIC. Recursos didáticos

A área da Botânica tem se mostrado necessitada de metodologias de ensino que atraiam atenção não apenas dos estudantes, mas também dos professores. Isso devido a uma problemática que assola esse campo, chamada: cegueira botânica. Uma das características da cegueira botânica é a incapacidade dos seres humanos de reconhecer a importância das plantas na biosfera e no nosso cotidiano, bem como seus aspectos estéticos, biológicos e como seres vivos. Com o intuito de minimizar esse impasse, criou-se um e-book com uma Sequência Didática Investigativa (SDI) composta de metodologias ativas, como alternativas pedagógicas para o ensino de Botânica, priorizando o protagonismo estudantil. Para a seleção do tema da Botânica, aplicou-se um questionário de pesquisa diagnóstica, para professores de Biologia das escolas estaduais na cidade de Unaí-MG, as quais foram mapeadas para facilitar o contato com os participantes. A principal questão problematizadora do questionário era: “Qual o tema de Botânica os professores têm maior dificuldade de ensinar?”. Como resultado, obteve-se o tema de Fisiologia Vegetal. Dentro desse tema, baseado em pesquisas bibliográficas, optou-se pela abordagem de tropismo e nastismo. Diante dos resultados obtidos no questionário, confeccionou-se o e-book com SDI composta de metodologias ativas como reflexões, debates, pesquisas em pares, aula de campo, desenhos ilustrativos, exposições e jogos de própria autoria. Entre as atividades propostas, garantiu-se, com a aula de campo, o contato direto do estudante com a natureza, e com o jogo, o contato com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), aproximando-os e estimulando-os à disciplina de Botânica com a realidade digital presente no cotidiano deles, sem perder o vínculo direto com o meio ambiente. Os professores que participaram do questionário diagnóstico receberam o link do e-book para avaliação por meio de questionário avaliativo, para que ele fosse readequado de acordo com sugestões apontadas pelos professores participantes. Dos 22 (vinte e dois) participantes da pesquisa diagnóstica, 20 (vinte) aceitaram receber o link do produto para avalição, porém 11 (onze) fizeram a devolutiva do questionário avaliativo, totalizando 55%. Mesmo com a redução dos participantes, a pesquisa não foi prejudicada, pois as respostas se mantiveram constantes. As respostas discursivas foram analisadas e compiladas em categorias e subcategorias visando a avaliar aspectos conteudistas, metodológicos e estéticos do e-book, cooperando com a confecção de um produto educacional de qualidade. Um dos pontos desafiadores para a execução da proposta pode ser a baixa quantidade de dispositivos com acesso à internet para a execução dos jogos. Para minimizar esse quesito, foi sugerido que esta atividade seja realizada em grupos. O propósito da SDI foi incitar e enriquecer as aulas de Botânica e auxiliar esses professores a mitigar o ciclo vicioso da cegueira botânica, estabelecido culturalmente neles e em seus estudantes. De acordo com a análise dos resultados, acredita-se que os objetivos da pesquisa foram alcançados. Além de colaborar com os docentes, espera-se que esta pesquisa possa contribuir com outras pesquisas científicas com finalidades análogas.

Interna - 404838 - CONSUELO MEDEIROS RODRIGUES DE LIMA
Presidente - 1321961 - CRISTIANE RODRIGUES MENEZES RUSSO
Externa ao Programa - 1921354 - SARAH CHRISTINA CALDAS OLIVEIRA
Externa à Instituição - THALITA QUATROCCHIO LIPORINI - UFT