Banca de DEFESA: ELY DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELY DE FARIAS
DATA : 21/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Meio Virtual
TÍTULO:

A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA (SDI) PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Cerrado. Biodiversidade Vegetal. Curriculo Escolar.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O presente trabalho de pesquisa aborda a relação entre a Botânica e o processo de ensino em Biologia. Sua finalidade é apresentar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) contextualizada para o ensino de Botânica, focada nas plantas do Cerrado. Dessa forma, opta-se por entender a pertinência dos estudos da Botânica do Ensino Médio, os quais possam fomentar a Educação Ambiental e examinar de que forma uma SDI pode contribuir para a compreensão e a conservação da biodiversidade vegetal, assim como a preservação de ecossistemas naturais. Considerando seus aspectos metodológicos, a pesquisa versa pelos pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, seguindo pelo viés descritivo, indutivo e explicativo. O levantamento bibliográfico foi realizado em materiais digitais, banco de dissertações e teses da CAPES e livros impressos. Buscou-se realizar uma análise: a) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Tocantins (DCT); b) nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio – ciclo 2022-2025; c) nas provas do ENEM (período de 2019 a 2023), visando identificar as questões relacionadas aos estudos das plantas, com o intuito de compreender as orientações curriculares, os objetos de conhecimento e as questões relacionadas aos estudos das plantas. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa, em razão de sua subjetividade e da não intenção de reduzir o estudo à operacionalização de variáveis. Foram analisadas duas coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). A primeira coleção aborda alguns objetos de conhecimento relacionados às plantas integrados a outros conteúdos da Biologia. A segunda coleção traz, em um dos volumes, dois capítulos específicos da Botânica, além de tratar de assuntos sobre as plantas, também integrados a outros conhecimentos da Biologia nos demais volumes. Em relação às provas do ENEM, foram encontradas um total de onze (11) questões relacionadas à Botânica, sendo a maioria delas relacionadas à Ecologia e Evolução. Por fim, a pesquisa propôs-se fundamentar-se em estudos teórico-metodológicos nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mais especificamente na Biologia e na Educação, visando desenvolver melhor a proposta deste estudo


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Flávio França - UEFS
Presidente - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA
Interna - 404551 - SILENE DE PAULINO LOZZI
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 08:29
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app15.sigaa15