Banca de DEFESA: Gustavo Linardi Tavora

DISCENTE : Gustavo Linardi Tavora
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Videoconferência

"O ESTUDO DOS FUNGOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA".

EJA. Fungos. Sequência Didática Investigativa (SDI).

O presente trabalho insere-se na Micologia, área da Biologia que estuda os fungos, temática esta estudada no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este trabalho de conclusão de mestrado, teve como objetivo principal, elaborar uma proposta de sequência didática investigativa (SDI), para trabalhar o ensino de Microbiologia com enfoque nos fungos ambientais e patogênicos no contexto da educação de jovens e adultos (EJA), aliando teoria e prática e respeitando a realidade social e econômica deste grupo específico de alunos. Foram utilizadas estratégias metodológicas que causaram um impacto positivo na vida do estudante. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I / DF (CED 02 RFI) escola pública, situada na região administrativa do Riacho Fundo I / DF. Atende ao público jovem e adulto, no turno noturno, abrangendo os três segmentos da educação básica (1º., 2º. e 3º. Segmentos da EJA). A pesquisa envolveu aproximadamente 15 participantes, composta por um público bastante heterogêneo no que se refere a faixa etária e, que pelos mais diversos motivos, não concluíram ou frequentaram o ensino regular na idade certa. O questionário intitulado “AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE BIOLOGIA BASEADAS NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO”, foi aplicado ao final da SDI, no 5º. Momento, de forma individual e espontânea, após assinarem o termo de consentimento, tendo como objetivo avaliar de forma qualitativa se houveram mudanças na percepção dos estudantes sobre a temática dos fungos e sua importância, assim como avaliar a metodologia aplicada pelo professor. Os resultados alcançados ressaltaram o potencial da Sequência Didática (SD) na reconstrução de significados por parte dos alunos. A avaliação foi conduzida de maneira contínua, com destaque para o acompanhamento do envolvimento dos estudantes ao longo de todo o processo da SD, com ênfase na avaliação das atividades participativas. Após a aplicação do questionário, pós sequência didática, 100% dos alunos entrevistados, destacaram aspectos positivos dos fungos na natureza e indústria, e 100% dos estudantes entrevistados destacaram aspectos positivos na dinâmica das aulas, destacando a importância da experimentação, da contextualização das atividades com o seu cotidiano. Após o término da sequência didática investigativa (SDI), foi percebido pelo pesquisador uma sensível melhora por parte dos estudantes na percepção do conceito e da importância dos fungos como organismos essenciais na manutenção do equilíbrio ecológico, como agentes de decomposição da matéria orgânica, além de sua importância na indústria de alimentos, biotecnológica e médica, como causadores de doenças importantes em animais e plantas. Concluindo, os resultados obtidos após a aplicação da SDI apontam para uma abordagem de ensino mais eficaz e envolvente, especialmente para alunos adultos da EJA. A abordagem investigativa permitiu que os alunos desenvolvessem uma compreensão mais profunda dos fungos, sua importância e aplicações. Além disso, essa metodologia enfatizou o protagonismo do aluno, incentivando-os a buscar conhecimento de forma autônoma.

Interna - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Interna - 2208894 - ELIDA GERALDA CAMPOS
Presidente - 1207115 - ILDINETE SILVA PEREIRA
Externa à Instituição - MICHELLE GUITTON COTTA - UDF