Banca de DEFESA: Tatyane Leandro de Sousa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tatyane Leandro de Sousa
DATA : 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

"O USO DE INFOGRÁFICOS NO CON TEÚDO CICLOS BIOGEOQUÍMICOS".


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de biologia. Desenho. Ecologia. Comunicação Visual.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

A disciplina biologia no ensino médio é muito desafiadora e sempre necessita de metodologias teóricas que subsidiem sua prática para facilitar o entendimento dos discentes do ensino regular. Uma destas teorias é a teoria cognitiva de aprendizagem multimídia (TCAM) que pode ser aplicada de forma prática, lúdica, laboratorial, de modelagem, de campo ou qualquer outro. Ela utiliza a aprendizagem multimídia, somando palavras com imagens. As imagens podem ser estáticas (ilustrações e fotos) ou dinâmicas (animações e vídeos). No conteúdo sobre ciclos biogeoquímicos a produção de infográficos é bastante proveitosa e facilitadora no ensino-aprendizagem dos alunos, pois é uma ferramenta prática de interação com o conteúdo, onde os alunos podem conseguir transformar suas observações em ilustrações e informações pertinentes. Os infográficos contribuem na aprendizagem de todas as esferas da educação, nas quais desenhos e pequenos textos podem ser mais proveitosos no ensino aprendizagem, unindo informações visuais e verbais. Existem vários tipos de infográficos e a escolha é algo que pode definir o sucesso do objetivo almejado. Os alunos são protagonistas do ensino por meio da confecção de seus infográficos dentro de um conteúdo escolar em sala de aula e essa ferramenta também é um auxiliar no trabalho de professores em suas aulas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2194084 - CLAUDIA PADOVESI FONSECA
Presidente - 1183117 - MARCOS ANTONIO DOS SANTOS SILVA FERRAZ
Externa à Instituição - PATRÍCIA SANAE SUJII - UDF
Interno - 3261681 - SAMUEL MOLINA SCHNORR
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 15:14
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app15.sigaa15