Banca de DEFESA: Bruno Leonardo Batista Alcantara

DISCENTE : Bruno Leonardo Batista Alcantara
DATA : 25/03/2024

"CONTRIBUIÇÕES DA ANIMAÇÃO BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS".

Ensino de Biologia, atividades planejadas, Sequência didática, desenho animado em sala de aula, afetividade, Biologia marinha

As Gerações Z e Alpha, nascidas na era digital apresentam um perfil diferente das gerações anteriores: são mais imediatistas, ansiosas e requerem respostas mais rápidas. Por isso, captar e manter seu interesse requer estratégias diferenciadas, principalmente no ensino de ciências e no de Biologia, foco desse trabalho. Assim, optou-se por promover o aprendizado dos alunos da 2ª série do Ensino Médio tendo como facilitador a animação Bob Esponja Calça Quadrada, considerando-o como elemento do cotidiano do aluno e dotado de apelo emocional e, com base nessa premissa, desenvolver uma sequência didática investigativa com a finalidade de dar ao aluno condições de utilizar o conhecimento prévio para gerar novos conhecimentos, ter ideias próprias e poder discuti-las com colegas e professores, passando do conhecimento espontâneo ao conhecimento científico, compreender as condições em que o conhecimento foi construído ao longo das gerações anteriores. A sequência elaborada foi constituída de duas etapas empregando atividades práticas simples e uso de imagens na forma de baralho para dar ludicidade e promover o interesse do aluno, em alternativa as aulas expositivas de Zoologia sobre invertebrados.

Externo à Instituição - BRUNO BENOLIEL ROCHA - SEEDF
Presidente - 1183117 - MARCOS ANTONIO DOS SANTOS SILVA FERRAZ
Interna - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA