A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA (SDI) PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Cerrado. Biodiversidade Vegetal. Curriculo Escolar.
O presente trabalho de pesquisa aborda a relação entre a Botânica e o processo de ensino em Biologia. Sua finalidade é apresentar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) contextualizada para o ensino de Botânica, focada nas plantas do Cerrado. Dessa forma, opta-se por entender a pertinência dos estudos da Botânica do Ensino Médio, os quais possam fomentar a Educação Ambiental e examinar de que forma uma SDI pode contribuir para a compreensão e a conservação da biodiversidade vegetal, assim como a preservação de ecossistemas naturais. Considerando seus aspectos metodológicos, a pesquisa versa pelos pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, seguindo pelo viés descritivo, indutivo e explicativo. O levantamento bibliográfico foi realizado em materiais digitais, banco de dissertações e teses da CAPES e livros impressos. Buscou-se realizar uma análise: a) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Tocantins (DCT); b) nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio – ciclo 2022-2025; c) nas provas do ENEM (período de 2019 a 2023), visando identificar as questões relacionadas aos estudos das plantas, com o intuito de compreender as orientações curriculares, os objetos de conhecimento e as questões relacionadas aos estudos das plantas. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa, em razão de sua subjetividade e da não intenção de reduzir o estudo à operacionalização de variáveis. Foram analisadas duas coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). A primeira coleção aborda alguns objetos de conhecimento relacionados às plantas integrados a outros conteúdos da Biologia. A segunda coleção traz, em um dos volumes, dois capítulos específicos da Botânica, além de tratar de assuntos sobre as plantas, também integrados a outros conhecimentos da Biologia nos demais volumes. Em relação às provas do ENEM, foram encontradas um total de onze (11) questões relacionadas à Botânica, sendo a maioria delas relacionadas à Ecologia e Evolução. Por fim, a pesquisa propôs-se fundamentar-se em estudos teórico-metodológicos nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mais especificamente na Biologia e na Educação, visando desenvolver melhor a proposta deste estudo