EXPLORANDO A BIOLOGIA E A SAÚDE: Sequência Didática para o Ensino da Fisiologia Humana no Ensino Médio em Escola Pública em Patos de Minas-MG
Ensino de Biologia. Educação em Saúde. Fisiologia Respiratória. Tabagismo.
Este estudo buscou analisar a aplicação de uma sequência didática voltada ao ensino da fisiologia respiratória e dos riscos do tabagismo e outras drogas entre estudantes do Ensino Médio. Realizado em uma escola pública, o projeto incluiu atividades teóricas e práticas, como aulas em laboratório, jogos educativos, e debates mediados, visando promover uma aprendizagem significativa e contextualizada. A análise dos dados, realizada por meio da metodologia de Bardin, identificou quatro categorias principais: avaliação da sequência didática, dificuldades enfrentadas, reconhecimento dos malefícios do tabagismo/uso de drogas e impacto social. Os resultados indicam que a sequência didática não apenas ampliou o conhecimento dos alunos sobre o sistema respiratório, mas também despertou a conscientização sobre os perigos do cigarro e o cigarro eletrônico. Ademais, os estudantes relataram maior disposição para aplicar o conhecimento adquirido em seus contextos sociais, como ao influenciar familiares e amigos. A sequência evidenciou-se como uma estratégia eficaz para incentivar a educação em saúde e a formação de atitudes preventivas entre os jovens, demonstrando o potencial das intervenções escolares no fortalecimento de uma cultura de promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas.