"O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO PROCESSO DO ENSINO DE BOTÂNICA: OS GRANDES GRUPOS VEGETAIS".
Ensino. Botânica. Fanerógamas. Sequências. TDICs
A preocupação com a falta de interesse, aulas teóricas e desestimulante relacionada ao ensino de Botânica, em todos os níveis acadêmicos, no Brasil, e a necessidade de possíveis melhorias para a educação trazem à tona a busca por um pensar em diferentes estratégias e alternativas pedagógicas que estimulem a aprendizagem sobre as plantas a fim de superar essas dificuldades. Diante disso, com o intuito de auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, esta pesquisa teve por objetivo produzir, aplicar e investigar as contribuições de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), como ferramenta de ensino-aprendizagem. Culminando com a produção da SDI sobre os Grandes Grupos Vegetais: (Gimnospermas e Angiospermas), tendo como cenário o Bioma Cerrado na disciplina de Biologia, junto aos alunos do Ensino Médio do Colégio CEPI Polivalente Professora Antusa, localizado no município de Campos Belos, em Goiás. A aplicação foi estruturada em 7(sete) aulas realizadas na própria escola (sala de aula, pátio/jardim e laboratório de informática). Tais atividades propostas foram pensadas de forma que pudessem ser desenvolvidas em qualquer escola, em especial as de tempo integral. Os dados obtidos foram analisados no aspecto qualitativo e exploratório por meio de questionários (diagnóstico e avaliativo), participação em aula de campo, discussão em seminários, levantamento de hipóteses para situações-problema e participação em jogos virtuais educacionais. Os resultados apresentados apontaram que a utilização das TDICs na aplicação da SDI contribuíram para aumentar o interesse e a motivação no processo de ensino-aprendizagem dos conhecimentos botânicos para os alunos da segunda série do CEPI Polivalente. Percebeu-se que os discentes se mostraram empolgados e empenharam-se de forma efetiva em todas as etapas da aplicação. O relato dos participantes confirmou a importância de se oferecer aulas com metodologias ativas que lhes proporcionem protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a metodologia usada mostrou-se ser uma estratégia eficaz para os professores propiciarem atividades diferenciadas, de forma interativa e criativa, para construção de conhecimentos botânicos, a fim de motivar a conservação das plantas e a valorização do bioma cerrado.