Banca de DEFESA: Samir Alves Fattah

DISCENTE : Samir Alves Fattah
DATA : 19/08/2022
LOCAL: Videoconferência - Teams

"USO SUSTENTÁVEL DE ÓLEO DE COZINHA NO ENSINO DE BIOLOGIA".

Impactos ambientais. Ensino investigativo. Reciclagem. Meio ambiente.

Este trabalho veio em busca de soluções para o problema do descarte incorreto do resíduo do óleo de cozinha.Um problema que traz diversos impactos ao meio ambiente, em especial aos recursos hídricos. Por ser um tema presente no cotidiano,foi desenvolvido noensinode Biologiapara promover um aprendizado significativo, com autonomia e senso crítico, por meio de práticas investigativas voltadas para a tomada de decisões embasadas em pesquisas e no conhecimento científico. O trabalho foi desenvolvido no Ensino Médio, com a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônia Chaves das Dores, situado na cidade de Novo Gama, Goiás. Os alunos participaram da coleta do resíduo de óleo, do levantamento de dados voltados ao tema por meio de pesquisas orientadas pelo professor. Eles compartilharam informações obtidas durante as pesquisas, palestras e oficinas voltadas aos prejuízos provocados pelo descarte incorreto do óleo no meio ambiente e as formas de reciclá-lo, entre elas, a produção de sabão na prática. Os resultados foram coletados por meio de questionários e analisados por testes estatísticos voltados ao aprendizado dos conteúdos abordados no desenvolvimento e aplicação da Sequência Didática Investigativa.

Externa à Instituição - CAROLINA TAVARES DA SILVA BERNARDO
Interna - 2194084 - CLAUDIA PADOVESI FONSECA
Interna - 1122556 - MARIA FERNANDA NINCE FERREIRA
Presidente - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA