Banca de DEFESA: Gustavo Xavier Diniz

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gustavo Xavier Diniz
DATA : 26/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

"Percepção ambiental quanto à qualidade da água: proposta de sequência didática no ensino de ecologia"


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de biologia, ensino por investigação, poluição das águas


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Uma das formas de viabilizar a alfabetização científica proposta pela Base Nacional Comum Curricular no Brasil é por meio da abordagem de ensino por investigação. Essa abordagem articula os eixos da alfabetização científica, coloca os alunos na posição de protagonistas de seu aprendizado e subsidia, de forma complementar, a dinâmica de sala de aula do professor, tornando-o um mediador do processo ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo propor um material de apoio pedagógico para professores de biologia do ensino médio com sequência didática de abordagem investigativa a respeito da percepção ambiental quanto à qualidade da água. Para isso, a SD foi elaborada, aplicada e avaliada em uma turma de alunos da 1ª série do ensino médio sequencial do Centro Educacional Incra 9, Ceilândia, Distrito Federal. A SD foi organizada com o uso do modelo dos três momentos pedagógicos que adota a concepção freiriana de educação no espaço formal de sala de aula. A obtenção dos dados se deu de forma qualitativa por meio de questionários, anotações, reflexões em diário de campo e escrita dos alunos. As estratégias didáticas utilizadas na SD com abordagem investigativa possibilitaram um maior envolvimento e participação dos alunos nas aulas, quando refletidas com as aulas anteriores da disciplina com abordagem mais tradicional. Foi possível constatar que os alunos inicialmente percebiam o meio de forma parcial e com o desenvolvimento da proposta essa percepção se mostrou mais efetiva e completa. Com o resultado foi criado um produto didático pedagógico na forma de um manual de orientação para que outros professores de biologia possam utilizar como instrumento de apoio. Almeja-se que a sequência didática possibilite a estudantes se posicionarem de forma crítica, investigativa e cidadã frente aos problemas ambientais e de recursos hídricos de suas regiões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2194084 - CLAUDIA PADOVESI FONSECA
Interna - 6377635 - MARIA JULIA MARTINS SILVA
Externa à Instituição - ADRIANI HASS
Externa à Instituição - CARMEN REGINA M DE A CORREIA
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 14:31
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app22.sigaa22