Banca de DEFESA: Fernanda de Jesus da Silva

DISCENTE : Fernanda de Jesus da Silva
DATA : 10/10/2022
LOCAL: Videoconferência

"EVOLUÇÃO BIOLÓGICA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL".

Evolução Biológica, Ensino Médio , E-book, Ensino por Investigação.

O conhecimento científico deve fazer parte da vida escolar dos(as) alunos(as) do Ensino Médio, para que se possa aumentar as chances dos alunos serem capazes de compreender o mundo em que estão inseridos. O conhecimento sobre Evolução Biológica faz parte desse contexto, embora o ensino desse tema apresente dificuldades que vão desde a prática docente e a qualidade do material didático às concepções errôneas de estudantes. Os objetivos deste trabalho foram os de identificar o nível de conhecimento e o entendimento dos alunos (perfil) da Rede Pública do Ensino Médio do Distrito Federal acerca do processo de Evolução Biológica, identificar os materiais utilizados por professores e alunos em suas aulas, e a criação de um e-book paradidático com abordagem ao Ensino por Investigação para a Evolução Biológica. A pesquisa se deu a partir da coleta de dados usando questionário semiestruturado, aplicado de modo remoto a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do Distrito Federal. Os dados foram analisados de modo qualitativo pela Análise Textual Discursiva e de forma quantitativa pela análise de proporções de Respostas às Questões Objetivas. A análise qualitativa se deu a partir de três questões subjetivas presentes no questionário, sobre cinco questionários escolhidos aleatoriamente por sorteio eletrônico. A análise das questões discursivas reforçou a hipótese inicial de que há um hiato no conhecimento dos alunos quanto à Evolução Biológica, sendo comum a confusão do processo evolutivo com um processo de melhora gradual (progresso), direcionado que permite que indivíduos se adaptem a mudanças do ambiente. O plágio de algumas das respostas recebidas também indicam insegurança dos estudantes com o tema. Também foi apontada preferência dos estudantes ao uso de materiais digitais e midiáticos, embora ainda seja frequente o uso do livro didático. Em contrapartida, os participantes percebem prevalência do uso do quadro pelo professor. As análises e conclusões sobre os dados da pesquisa embasou a elaboração de um produto pedagógico que é um livro digital, orientador do processo de ensino e aprendizagem sobre Evolução na perspectiva do Ensino por Investigação.

Externa à Instituição - MARIA RISOLETA FREIRE MARQUES - UFSC
Interna - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Presidente - 1194770 - NILDA MARIA DINIZ ROJAS
Interna - 1153038 - SILVIENE FABIANA DE OLIVEIRA