Banca de QUALIFICAÇÃO: SUEIDE BONFIM DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUEIDE BONFIM DE OLIVEIRA
DATA : 25/05/2023
LOCAL: Microsoft Teams

"O ensino do aparelho reprodutor feminino numa abordagem investigativa através da metodologia da problematização."

Ensino Investigativo. Metodologia da Problematização. Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino

O ensino investigativo de Biologia, ancorado na metodologia da problematização é uma estratégia de ensino transformador capaz de despertar no aluno a curiosidade, bem como desafia-lo a observar e entender a realidade. Este trabalho consiste na elaboração, aplicação e avaliação de duas sequências didáticas a partir de uma abordagem investigativa e utilizando a metodologia da problematização. Essa pesquisa é de caráter exploratório, sendo que as sequências didáticas foram apoiadas no uso das metodologias ativas, com aplicação realizada em uma turma de 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Amália Hermano Teixeira em Goiânia – GO. Situações problema relacionadas com o contexto em que vivem os estudantes foram criadas com aspectos morfofisiológicos do sistema reprodutor feminino, com foco na saúde da mulher, abordando, em especial a endometriose e a relação de hormônios com o aborto espontâneo nos primeiros temas de gestação. Será realizada análise do conteúdo de ideias apresentadas pelos estudantes para as situações problema, além de críticas e sugestões ao projeto. O resultado deste trabalho busca reforçar a importância do uso de metodologias ativas no ensino e aprendizagem e promover uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados quando comparadas à métodos tradicionais de ensino.

Externa à Instituição - ADRIANE GUIMARAES DE SIQUEIRA LEMOS - UFG
Interna - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Interno - 2733012 - JOSE EDUARDO BARONEZA
Presidente - 404551 - SILENE DE PAULINO LOZZI