Banca de QUALIFICAÇÃO: Silvia Eleticia Diniz Rodolfo

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Silvia Eleticia Diniz Rodolfo
DATA : 23/05/2023
LOCAL: Microsoft Teams

"Um guia sobre aspectos morfofisiológicos do sistema cardiovascular não abordados nos livros didáticos."

Ensino Investigativo. Metodologia da problematização. Morfofisiologia do Sistema Cardiovascular.

Num contexto histórico, o ensino de Biologia elenca diversos enfrentamentos em relação às metodologias aplicadas. Sabe-se que o estudo dos processos e fenômenos biológicos é abordado na maioria das vezes de forma fragmentada, considerado ineficiente do ponto de vista educacional. Essa problemática no processo de ensino e aprendizagem pode resultar da falta de uma metodologia que estimule a resolução de problemas, desde a observação de eventos, passando pela reflexão e a discussão dos processos envolvidos, o que dificulta uma aprendizagem significativa. Pensando nisso, propomos a produção de um guia contendo sequências didáticas sobre processos morfofisiológicos, com ênfase no sistema cardiovascular humano. Essa proposta objetiva, por meio de uma abordagem investigativa, à realização e desenvolvimento de tarefas investigativas que fomentem “a motivação e o estímulo para refletir, discutir, explicar e relatar”, o que caracteriza uma investigação científica TRIVELATO (2015, p. 103), valorizando o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo discente. Nessa abordagem, utilizamos a metodologia da problematização, que segundo BEBEL (1998) deve fornecer elementos para solução de problemas de forma crítica e criativa, é utilizada aliada ao ensino investigativo, com intuito de permitir a construção de conceitos a partir da sua relação com os conhecimentos já existentes do indivíduo. As sequências foram aplicadas em uma turma do 2° ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral EEMTI José Valdo Ribeiro Ramos. As atividades propostas incluíram dinâmicas, leitura de textos adaptados e acesso à vídeos. Para os(as) professores(as), o guia proposto viabiliza a aplicabilidade de execução de uma atividade investigativa com vistas à aplicação do conteúdo apreendido no contexto do estudante. Críticas e sugestões às atividades propostas serão submetidas à análise de conteúdo e a motivação da aprendizagem será avaliada por meio de questionário adaptado a partir de publicação de escala validada de percepção da motivação.

Externa à Instituição - INEZ REPTTON DIAS - UFU
Interna - 3695661 - ALICE MELO RIBEIRO
Interno - 2733012 - JOSE EDUARDO BARONEZA
Presidente - 404551 - SILENE DE PAULINO LOZZI