"O uso de podcasts no ensino de fisiologia do sistema nervoso: Uma ferramenta para preencher as lacunas dos livros didáticos e melhorar a percepção de neuromitos"
Ensino por investigação; Divulgação científica; Fisiologia; Sistema Nervoso.
Com a popularização da neurociência, tornou-se mais comum o surgimento e a propagação de informações equivocadas sobre o tema, denominadas de neuromitos. E no ambiente escolar, esses neuromitos também estão presentes, devido a fatores como o déficit na formação inicial e continuada de professores e a simplificação do ensino de sistema nervoso nos livros didáticos. Para resolver essa questão é necessário avaliar o conteúdo dos livros didáticos que compõem o PNLD e proporcionar aos estudantes materiais e metodologias que os incentivem a ter criticidade na interpretação de informações e, consequentemente, tenham um aprendizado efetivo. O objetivo deste trabalho é identificar possíveis déficits nos livros didáticos sobre o conteúdo de fisiologia do sistema nervoso e com base nos dados obtidos, promover a criação de podcast, utilizando uma abordagem investigativa em sua construção. A análise será realizada por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa, identificando os aspectos teóricos, práticos e visuais dos livros didáticos e o potencial do uso de podcast no ensino de sistema nervoso. O podcast será construído por meio de etapas que dialoguem com o método científico e permitam ao estudante a autonomia e a capacidade de investigação. O podcast será avaliado, buscando identificar quais os benefícios trazidos aos discentes, tanto para os que produziram, quanto os que estavam em condição de ouvintes, e disponibilizar essa ferramenta para que outros professores possam melhorar sua prática pedagógica.