"O ENSINO DA HERANÇA DA COR DA PELE: A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O COMBATE DA EUGENIA E DA SEGREGAÇÃO RACIAL."
Dificuldade em aprender e ensinar genética; Ensino investigativo de Genética; Melanogênese; Eugenia; Racismo.
As características físicas observáveis a olho nu, em especial a cor da pele, desencadearam historicamente diversos problemas sociais, como o racismo e a exclusão dos indivíduos considerados não “aptos”. Esses problemas sociais se apoiaram durante muito tempo sobre uma pseudociência denominada eugenia, que utilizava as bases da genética como suporte para interpretações equivocadas, o que influencia o ensino de genética de maneira implícita até os dias atuais. Os documentos curriculares preveem o ensino de genética considerando os fatores históricos de segregação social dentro da ciência e o ensino com abordagem investigativa, mas por diversas vezes os materiais disponíveis para os professores utilizarem em suas aulas não atendem esses aspectos. Dessa forma, é necessário a elaboração de recursos didáticos que demonstrem a real complexidade da herança da cor da pele e que sejam desvinculados da eugenia. O objetivo desse trabalho é produzir material para o ensino da cor da pele no Ensino básico e superior. Para tanto, pretendemos fazer uma revisão sobre a base genética da cor da pele visando uma publicação em português em revista de acesso livre a população. Além disso, iremos elaborar um documento norteador com base no ensino investigativo que sirva de suporte para o professor da educação básica e superior que permita que os estudantes desenvolvam criticidade frente aos problemas sociais relacionados com a herança da cor da pele. O levantamento de dados para a realização desse trabalho será realizado através de pesquisas na literatura existente disponibilizada em plataformas como o Google Acadêmico, Medline, SciELO, Portal da CAPES, dentre outros. Esses dados serão analisados e utilizados para fornecer aos professores materiais que os auxiliem na forma de se ensinar a herança da cor da pele.