Banca de DEFESA: Claudia Amorim Madoz

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Claudia Amorim Madoz
DATA : 30/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto: link https://meet.google.com/oxq-fiua-avg?authuser=0
TÍTULO:

O ESTUDO DO MEIO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CERRADO:

AMPLIANDO AS LENTES PARA O PARQUE ECOLÓGICO DA ASA SUL – BRASÍLIA


PALAVRAS-CHAVES:

Atlas Socioambiental; Aprendizagem Ativa; ensino e aprendizagem; interdisciplinaridade; Sequência Didática.


PÁGINAS: 154
RESUMO:

O modelo tradicional de ensino baseia-se em disciplinas específicas, diferenciadas, em ramos que pouco se conectam no tempo e no espaço dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se a busca por aprendizagens que permitam o ensino participativo, em que os estudantes estão no protagonismo do seu ensino e aprendizagem. Assim, esta pesquisa teve o objetivo geral de desenvolver estratégias pedagógicas com base no Estudo do Meio, enquanto metodologia, no ensino e aprendizagem do Cerrado com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a partir do Parque Ecológico da Asa Sul em Brasília. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do Distrito Federal, a Escola Classe 316 Sul – Asa Sul, que contou com a participação de três professoras de atividades com dupla habilitação — Engenharia Florestal ou Letras-Português ou Estudos Sociais e Pedagogia —, além de cerca de 50 estudantes. Do ponto de vista da abordagem, a pesquisa é qualitativa, e os caminhos metodológicos foram construídos com estratégias pedagógicas interdisciplinares: Sequência Didática; rodas de conversa; aulas de campo; exposição de matérias; e construção do produto educacional oriundo dos resultados obtidos no Estudo do Meio. Mediante análise de conteúdo, os resultados revelaram que o Estudo do Meio em parques urbanos é capaz de potencializar a construção do conhecimento sobre o Cerrado por intermédio da vivência dos conteúdos e do desenvolvimento de habilidades socioambientais. Como forma de expor as aprendizagens construídas, o Atlas Socioambiental do Parque Ecológico da Asa Sul – Brasília se revela como produto capaz de estimular a construção do conhecimento ludicamente, de modo que possa ampliar as lentes acerca de potencialidades do Cerrado e os impactos enfrentados por ele para a valorização e conservação de sua biodiversidade. A contribuição significativa deste estudo está no fato de ele proporcionar um ensino e aprendizagem eficientes e de ser inserido no Plano Político Pedagógico da escola para que essa metodologia seja utilizada por outras gerações, com a finalidade de formar sujeitos sociais conhecedores, críticos e reflexivos, na busca pela conservação do Cerrado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1362555 - MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA
Interno - 1332885 - MAURICIO DE CARVALHO AMAZONAS
Externa à Instituição - ANÉZIA MARIA FONSECA BARBOSA - UFS
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO DE CARLI LAUTERT - UFPR
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 09:25
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