INOVAÇÕES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE HÍDRICA NO DISTRITO FEDERAL/DF
Sustentabilidade hídrica; recursos hídricos; curso de extensão; educação ambiental
A crise hídrica e os desafios socioambientais exigem práticas educativas inovadoras e críticas no contexto da sustentabilidade. Este trabalho analisa a integração da educação ambiental crítica com o ensino sobre a água no Distrito Federal, destacando sua importância como recurso finito e essencial para a vida. O curso de extensão, desenvolvido como produto educacional, visa capacitar professores da rede pública para atuar como agentes multiplicadores de práticas sustentáveis, aplicando conhecimentos sobre gestão hídrica e conscientização ambiental em suas escolas. O curso, promovido pela Universidade de Brasília, através do Decanato de extensão (DEX/UnB), baseou-se em métodos que incluem o uso da tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a autonomia e atuação dos estudantes através da Educação a Distância, com o uso da Plataforma Google Drive, Meet e Sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou levantamento bibliográfico e a implementação do curso para avaliar a eficácia dessas abordagens no desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade hídrica. O estudo também enfatiza a importância da interdisciplinaridade, metodologia ativa, e tecnologias educacionais como ferramentas para o engajamento e o aprendizado significativo. Os resultados sugerem que a formação de educadores com base em práticas críticas e interdisciplinares pode fortalecer a compreensão e a preservação dos recursos hídricos, contribuindo para um impacto positivo nas comunidades escolares.