Banca de DEFESA: Egbert Amorim Rodrigues

DISCENTE : Egbert Amorim Rodrigues
DATA : 10/10/2023
LOCAL: Híbrido

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O CERRADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA A REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL.

Educação Ambiental. Ciências Ambientais. Interdisciplinaridade. Projetos. Cerrado.

Apesar dos problemas presentes nas escolas públicas, a interdisciplinaridade pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, porque contextualiza o ensino escolar e integra as diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, as Ciências Ambientais aplicadas aos currículos escolares também são muito promissoras para as práticas em Educação Ambiental (EA), particularmente quando abordam o Cerrado. A pesquisa tem como objetivo geral identificar os problemas e analisar os principais desafios enfrentados pelos professores e as possibilidades na realização de projetos de EA sobre o Cerrado numa abordagem interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental nas escolas públicas do Distrito Federal (DF). Foram então selecionadas escolas cujos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) registraram projetos/ações de EA sobre o Cerrado no ano de 2018 em escolas urbanas e do campo. A pesquisa foi realizada com 28 professores daquelas escolas que tiveram ou não projetos sobre o Cerrado em seu PPP. Realizou-se um levantamento qualitativo e quantitativo da situação dessas escolas, quanto à realização de projetos de EA sobre o bioma Cerrado, que orientem dirigentes e professores no sentido de otimizar a realização desses projetos visando promover as abordagens com orientação interdisciplinar. A partir dos relatos e percepções dos professores obtidos com base em um questionário, buscou-se obter dados sobre facilidades e dificuldades ocorridas, as relações temáticas e as metodologias, de modo a identificar os principais desafios e possíveis ações alternativas facilitadoras para uma EA interdisciplinar. Os resultados parciais indicaram que os maiores desafios para realização de projetos de EA sobre o Cerrado foram referentes às categorias “recurso”, “planejamento” e o “interesse”. Identificou-se que os aspectos mais importantes e necessários para que os Projetos de EA sobre o Cerrado tenham uma abordagem interdisciplinar, decorriam da maior frequência dos itens de: integração entre as disciplinas, planejamento do projeto, incentivo à cooperação e o apoio do grupo gestor. Após a entrevista, os aspectos mais citados pelos professores que podem levar ao desinteresse pelo tema do Cerrado nos projetos escolares foram: o desconhecimento sobre o tema, a falta de apoio da equipe gestora e as poucas políticas públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Como formas de promover o interesse segundo os professores participantes, podemos citar: vivenciar o Cerrado; compreender a importância do Cerrado; capacitação com palestras; estudantes interessados buscarem apoio nos outros professores, dentre outros exemplos. Como produto final da pesquisa, elaborou-se um guia de orientação a fim de promover e facilitar a atuação dos professores em projetos de Educação Ambiental com base nas Ciências Ambientais e abordagem interdisciplinar para o Cerrado, por apresentar os aspectos positivos, bem como as dificuldades para a sua realização, contribuindo assim para a superação das principais barreiras existentes.

Externa à Instituição - THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA - UFPE
Interna - 1653424 - ANETE MARIA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - DORIS SANTOS DE FARIA - OUTROS
Externo ao Programa - 1418221 - IRINEU TAMAIO - null