Banca de DEFESA: TATIANA ULHOA

DISCENTE : TATIANA ULHOA
DATA : 30/06/2023

As contratações (in) sustentáveis da Universidade de Brasília existem?

Sustentabilidade. Contratações Públicas Sustentáveis. Inovação Tecnológica Sustentável. Universidade de Brasília.

O desafio dos tempos modernos exige que nos voltemos às causas reais da degradação ambiental, ou seja, os padrões de desenvolvimento econômico e o comportamento humano. No âmbito da comunidade acadêmica, essa responsabilidade socioambiental se manifesta de maneira significativa nas suas atividades diárias, principalmente quando se trata de aquisições e contratações. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos agentes de compras da Universidade de Brasília sob a ótica da adoção de critérios e práticas de sustentabilidade nessa área de atuação. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado com perguntas obrigatórias, fechadas e de múltipla escolha, utilizando a escala de Likert. A população-alvo consistiu em 181 servidores públicos que atuam na função de agentes de compras, e a amostra obtida foi de 80 respondentes, o equivalente a 44,20% da população. Além disso, foram realizadas consultas no Portal de Compras do Governo Federal para obter informações sobre o número de contratos vinculados à Universidade (UASG 154040). Durante a análise, foram examinados o total de 106 contratos administrativos sob a gestão da Diretoria de Contratos que contribui para uma análise mais focada e alinhada aos objetivos específicos da pesquisa. A análise concentrou-se na aplicabilidade das práticas e critérios de sustentabilidade nas cláusulas contratuais. Espera-se que os resultados analisados possam ampliar o debate sobre as práticas promotoras do desenvolvimento sustentável nos processos de compras e contratações da Universidade. Além disso, busca-se estimular ações que contribuam para a proteção do meio ambiente, o uso responsável de recursos naturais e o bemestar da comunidade acadêmica. Com isso, pretende-se internalizar os princípios de responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, visando contribuir para a mudança na cultura organizacional da instituição. Como conclusão deste estudo, constatou-se a experiência e a expertise dos agentes de compras da UnB. No entanto, destaca-se a importância do acesso a cursos e capacitações sobre o tema sustentabilidade; bem como a conscientização para aplicação das legislações específicas que tratam das compras e contratações sustentáveis.

Presidente - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Externa ao Programa - 084.794.236-84 - EMILIA DE OLIVEIRA FARIA - UnB
Externo à Instituição - GEORGE HENRIQUE DE MOURA CUNHA - UNIALFA
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR