Banca de DEFESA: Danielle Cruz Rocha

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Danielle Cruz Rocha
DATA : 20/10/2022
HORA: 16:00
LOCAL: video conferência
TÍTULO:

PANORAMA ECONÔMICO DO ENSINO À DISTÂNCIA EM ENFERMAGEM NO BRASIL E O REFLEXO NA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Pandemia. Educação à distância. Enfermagem. Vantagens e desvantagens. Qualidade na formação.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

O cenário pandêmico ocasionado pela COVID-19 obrigou à adaptação de atividades econômicas, sociais, educacionais, de higiene, entre outras. No contexto da enfermagem, refletiu-se sobre a eficácia da adoção do ensino na modalidade à distância na formação desses profissionais. Objetivo: analisar as vantagens e desvantagens do ensino à distância para a formação do profissional de enfermagem, considerando os fatores econômicos e sociais atinentes à atuação desses agentes. Problema: Considerando que a Universidade pressupõe um ambiente inclusivo e que a prática da Enfermagem tem se demonstrado essencial no contexto pandêmico quais os benefícios e prejuízos do ensino à distância para a formação e qualificação desses profissionais? Hipóteses: a) O ensino à distância no âmbito da formação do enfermeiro é pouco abordado tanto na teoria quanto na prática; b) Considerando o contexto pandêmico, é preciso aliar ensino à distância com o presencial, devido à imprescindibilidade da prática na formação; c) Apesar da dinamicidade do ensino à distância, não é possível formar um enfermeiro em sua totalidade por meio dessa modalidade de ensino. Metodologia: foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, com o emprego de autores como OLIVEIRA (2015), ALVES (2011) e MAAS (2018), e os dados foram analisados numa abordagem quanti-qualitativa. Resultados: foram identificadas nove instituições de ensino superior que ofertam a graduação em enfermagem à distância, todas privadas. As públicas ofertam somente cursos de pós-graduação e especialização. Conclusão: as instituições identificadas são deficientes na qualidade, conforme avaliação no ENADE, o que reflete na formação do enfermeiro. Para dirimir a questão das deficiências da modalidade presencial e à distância pode se adotar a semipresencial, pois o uso de tecnologias na formação é inevitável, mas não pode constituir sua totalidade por razões estruturais e práticas que interferem inclusive na esfera econômica do profissional de enfermagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELKE URBANAVICIUS COSTANTI - IIEB
Presidente - 403969 - JORGE MADEIRA NOGUEIRA
Externo à Instituição - MARIA DANIELE DE JESUS TEIXEIRA - UFMT
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Notícia cadastrada em: 29/09/2022 19:25
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