Banca de DEFESA: JOSI DE CARVALHO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSI DE CARVALHO SILVA
DATA : 04/11/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: Percepção dos alunos de Graduação da Universidade de Brasília - UnB em relação aos fatores de aprendizagem


PALAVRAS-CHAVES:

Universidade de Brasília; UnB; Ensino Remoto; Pandemia; Covid-19; fatores de aprendizagem.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

Com a pandemia de Covid-19, os universitários, assim como todo o mundo, sofreram com as mudanças emergenciais em suas rotinas de vida, acadêmica e profissionais. O ensino remoto surgiu como meio de amenizar o impacto na educação e a Universidade de Brasília – UnB, assim como diversas instituições de ensino, adotaram medidas para conter os prejuízos causados pela doença na intenção de minimizar o contágio e as mortes. O objetivo desse estudo é verificar, em meio a situação pandêmica, o grau de satisfação dos alunos de graduação da Universidade de Brasília, de acordo com seus aspectos individuais, em relação aos fatores de aprendizagem. Como fatores individuais, esta pesquisa levou em consideração o gênero, ocupação profissional, faixa etária, renda, critérios de deficiência e se recebeu algum auxílio financeiro da UnB. Em relação aos fatores de aprendizagem, este estudo considerou o autoaprendizado, a auto participação, suficiência do prazo dado pelos professores aos alunos para a realização das atividades avaliativas, grau de interação com a turma e com os professores e dificuldade ou não de adaptação ao ensino remoto. Trata-se de um estudo empírico, em que se utilizou, como base, a segunda rodada de pesquisas da pesquisa social da UnB, realizada em junho de 2020, pesquisa essa, criada com intuito de enfrentar a pandemia de Covid-19, dirigida pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação – Ccar que possui experiência em levantamentos relacionados a opinião pública. Após a análise dos resultados, traçou-se o perfil dos alunos que tiveram uma maior satisfação em relação aos fatores de aprendizagem e dos que tiveram uma menor satisfação. Ademais, analisou-se o perfil dos alunos que tiveram ou não dificuldades de adaptação ao ensino remoto. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Externo à Instituição - FERNANDO SZIMANSKI - INEP
Interna - 051.861.936-23 - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - UnB
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 16:31
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35