Banca de DEFESA: Otavio Augusto Nascimento de Santa Ana

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Otavio Augusto Nascimento de Santa Ana
DATA : 27/01/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Reuniões da FACE
TÍTULO:

A capacidade absortiva e seus efeitos na inovação tecnológica de organizações beneficiadas com transferências de tecnologias vinculadas a acordos de compensação.


PALAVRAS-CHAVES:

Capacidade absortiva – inovação – acordos de compensação – economia de defesa


PÁGINAS: 150
RESUMO:
A inovação tecnológica vem sendo reconhecida, progressivamente, como um dos principais indutores do sucesso a longo prazo das organizações. Logo, fruto da redução do tempo entre mudanças de paradigmas tecnológicos, as organizações são compelidas a acompanhar pari-passu a evolução da tecnologia, sob pena de perderem relevância no campo em que atuam. Para se manterem atualizadas, as organizações têm recorrido a fontes externas de conhecimento, como forma de complementarem sua base de conhecimento e, assim, aumentarem as possibilidades da geração de inovações. Surge, dessa forma, o conceito de capacidade absortiva, definida como uma capacidade dinâmica, composta pelas dimensões de aquisição, assimilação, transformação e exploração do conhecimento externo, que interagem para obtenção de vantagens competitivas, por meio da geração de inovações, por exemplo. Nesse contexto, o presente estudo busca compreender a influência exercida pela capacidade absortiva na inovação tecnológica de organizações beneficiadas com a transferência de tecnologia / conhecimento oriundo de acordos de compensação. Para tal, foram levantados dados junto às organizações envolvidas na atividade, por meio de um questionário, para realização da análise dessa relação. Aplicou-se o método de modelagem de equações estruturais com a técnica estatística de regressão parcial de mínimos quadrados, que confirmou a validade do modelo de medição e estrutural e possibilitou o levantamento de evidências. Por meio da interpretação dessas evidências encontradas, é possível concluir que as dimensões da capacidade absortiva interagem de maneira a influenciar a inovação no contexto da pesquisa. A dimensão assimilação apresenta uma influência direta à inovação, enquanto as demais o fazem indiretamente, por meio de mediações entre si. Esses achados contribuem para um melhor entendimento sobre a configuração da capacidade absortiva mais adequada ao tipo de organização e ao ambiente onde opera, propiciando o avanço tanto teórico quanto prático do tema. De maneira particular, o estudo apresenta um instrumento validado de coleta de dados, que possibilita o levantamento preliminar de subsídios para o estabelecimento de ações de gestores públicos e privados no sentido do fomento à inovação, por meio da ampliação da capacidade absortiva das organizações pertencentes à base industrial de Defesa brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1997721 - HERBERT KIMURA
Interno - 1412825 - JOSE MARCIO CARVALHO
Presidente - 722.641.011-72 - LEANDRO BOLZAN DE REZENDE - UTK
Externo à Instituição - MARCEL STANLEI MONTEIRO
Notícia cadastrada em: 27/01/2023 08:39
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app44_Prod.sigaa38