Banca de DEFESA: Ricardo Cordeiro Vitória de Moraes

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ricardo Cordeiro Vitória de Moraes
DATA : 31/05/2023
HORA: 19:30
LOCAL: A defesa será realizada por videoconferência
TÍTULO:

Mecanismos e ferramentas de combate à lavagem de dinheiro por meio de mineração ilegal de ouro e o impacto da comercialização de ouro nos Estados de Mato Grosso e Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

CFEM. DETER. Lavagem de Dinheiro. Extração Ilegal de Ouro. Fraude. Desmatamento.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

A extração ilegal de ouro é um problema significante porque impacta o meioambiente, promove o desmatamento descontrolado, afeta a biodiversidade e perda de habitat, assim como causa poluição do solo, ar e água por meio da emissão de mercúrio. Adicionalmente, organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho em recorrido à essa atividade para financiar e facilitar outros crimes como: lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo, tráfico de pessoas, abusos dos direitos humanos e corrupção de agentes do governo. Estima-se que a mineração ilegal é uma indústria que gera até U$ 48 bilhões de dólares de lucro. Entre 2015 e 2021 a quantidade de ouro apreendida pela Polícia Federal subiu mais de 300%. Além disso, um estudo recente aponta que cerca de 30% da produção de ouro brasileira apresenta indícios de irregularidade. Em relação ao crescimento das áreas de garimpo em terras indígenas (TIs) e unidades de conservação (UCs), estudos apontam que, entre 2010 e 2021, houve um aumento cerca de 450% em TI e 200% em UCs O objetivo deste trabalho é explicar as formas de lavagem de dinheiro pela extração ilegal de ouro, apresentar formas de combate, dimensionar a falta de controle do mercado de ouro no Brasil e o impacto da comercialização de ouro no desmatamento observado nas principais regiões produtoras de ouro no Brasil: Mato Grosso e Pará. Os resultados confirmam que há um descontrole em relação à produção mineral brasileira, que existe uma forma eficiente de mitigar a extração ilegal de ouro e a análise econométrica confirma a hipótese de que o comércio de ouro impacta o desmatamento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FÁBIO AUGUSTO DA SILVA SALVADOR - PF
Interna - 1546818 - ANA CAROLINA PEREIRA ZOGHBI
Interna - 2306510 - DEBORAH OLIVEIRA MARTINS DOS REIS
Interno - 1981130 - RAFAEL TERRA DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 23/05/2023 09:40
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07