Banca de DEFESA: MARIANA COSTA SILVEIRA

DISCENTE : MARIANA COSTA SILVEIRA
DATA : 15/06/2023

Gestão da inovação: um estudo de caso sobre a implementação do SIGRH para a simplificação e modernização dos processos na Universidade de Brasília.

inovação; gestão da inovação; simplificação de processos; modernização de processos; universidade pública.

O presente estudo buscou averiguar o impacto da implementação do Sistema Integrado de Recursos Humanos (SIGRH) na simplificação e modernização dos processos no Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade de Brasília (UnB). Considerando-se o processo de inovação em sua totalidade, propôs-se como objetivos específicos: descrever os tipos de inovação geradas com a implementação do SIGRH; analisar os aspectos que facilitaram e dificultaram a implementação do novo sistema; apontar os impactos gerados na simplificação e modernização de processos; e propor melhorias para contribuir com um gerenciamento mais acurado do SIGRH. Com base em uma ampla revisão da literatura, apresentaram-se e discutiram-se abordagens teóricas, de modo que o conceito de inovação utilizado neste estudo baseia-se no Manual de Oslo, segundo o qual inovação é como a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. De natureza exploratória e descritiva, esta pesquisa tem abordagem qualitativa, e como estratégia adotada, o estudo de caso, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Dessa forma, os resultados obtidos demonstram que a implementação do sistema na universidade gerou vários tipos de inovação. Por oportuno, identificaram-se fatores facilitadores e dificultadores da implementação do SIGRH, os quais contam com inter-relação entre si. Verificou-se o impacto na simplificação e modernização dos processos na universidade após a chegada do sistema, de modo que as respostas foram fundamentais para as proposições de melhorias. Conclui-se que a implementação do sistema criou novos desafios e fortaleceu a organização, proporcionando novas estratégias, com uma gestão mais efetiva, proporcionando agilidade, flexibilidade e inovação.

Externo ao Programa - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Externo à Instituição - GEORGE HENRIQUE DE MOURA CUNHA - UNIALFA
Presidente - 2535838 - LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR