Banca de DEFESA: RAFAELLA BITENCOURT

DISCENTE : RAFAELLA BITENCOURT
DATA : 29/06/2023

Inovações no Setor Público: análise da eficiência do TáxiGov na Gestão de Frota da Universidade de Brasília.

Gestão de frota. Inovação. Serviços públicos. TáxiGov. Universidade.

A inovação tecnológica é fundamental para aumentar a produtividade e competitividade das instituições. No setor público, iniciativas vêm sendo adotadas, de modo a melhorar a eficiência dos serviços e a economicidade dos gastos públicos. Nesse sentido, a evolução do processo de compras e contratações públicas criou formatos de contratação inovadores, como, por exemplo, os serviços compartilhados entre vários órgãos, sendo um desses o modelo TáxiGov. Essa centralização das compras e serviços gera economia aos cofres públicos, trazendo, por exemplo, ganho de escala e padronização de preços. O sistema TáxiGov é uma inovação na prestação do serviço de locomoção na Administração Pública federal, sendo implementado na Universidade de Brasília em março de 2020. Dessa feita, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a eficiência do sistema TáxiGov na gestão de frota do referido ambiente acadêmico. Como norte metodológico empreendeu-se uma pesquisa aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa. O procedimento técnico foi o estudo de caso com base na gestão de frotas da Universidade de Brasília. A coleta de dados se deu via análise de documentos, processos e sites oficiais da Universidade, além de entrevistas com gestores, fiscais e usuários do TáxiGov, da frota própria e dos contratos de locação de veículos ali existentes. Como resultado tem-se que a Universidade de Brasília possui 237 veículos próprios, majoritariamente fabricados antes de 2010, localizados entre seus campi e seus órgãos auxiliares. A diversidade de demandas da referida Universidade varia desde as administrativas até as acadêmicas, que possui sete contratos relacionados à sua gestão de frota, abrangendo combustíveis, motoristas, locação de veículos maiores, rastreamento veicular e contratação do sistema TáxiGov. Entrevistas com usuários do sistema TáxiGov no ambiente acadêmico em questão acusaram os quesitos disponibilidade, rapidez e praticidade como vantagens consideráveis, destacando como desvantagens a restrição de saídas fora do perímetro do Distrito Federal e as limitações quanto ao acesso a estradas de terra. Os usuários da frota própria ou alugada ainda alegam ter necessidades não abarcadas pelo sistema TáxiGov, enfrentando constantemente os mais variados problemas – choque de demandas, falta de disponibilidade de motoristas e veículos, e burocratização nos processos de manutenção da frota, por exemplo. Com base nos resultados da pesquisa, sugestões de melhorias foram propostas, tais como: a renovação da frota própria; e, a ampla divulgação do sistema TáxiGov em diversos meios de comunicação da Universidade de Brasília, pois muitos usuários alegaram desconhecer o sistema. Os achados da pesquisa contribuem para a demonstração de que, apesar do modelo híbrido existente na Universidade ser o que melhor a atende, tem-se considerável deficiência na prestação dos serviços de locomoção, corroborando com os inúmeros desafios na gestão de frota da instituição devido à sua diversidade de demandas, às restrições orçamentárias e ao sucateamento dos veículos.

Interno - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Presidente - 084.794.236-84 - EMILIA DE OLIVEIRA FARIA - UnB
Externo à Instituição - Gilmar dos Santos Marques - UPIS
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR