Banca de DEFESA: EDU RICARDO CARRILHO DA COSTA

DISCENTE : EDU RICARDO CARRILHO DA COSTA
DATA : 30/06/2023

Ecossistema de inovação tecnológica: um estudo de caso na Universidade de Brasília

Ecossistema de Inovação. Inovação Tecnológica. Parque Científico e Tecnológico. Universidade de Brasília.

Este trabalho teve por objetivo estudar a importância dos PCTec’s para o desenvolvimento regional do Distrito Federal, buscando demonstrar a relação existente entre P&D e a Inovação, que geram vantagem competitiva às organizações. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa e pelos métodos hipotético e dedutivo, sendo feita uma pesquisa bibliográfica, em consultas a sitios eletrônicos governamentais e de plataformas de trabalhos acadêmicos, além de livros e revistas especializadas. Foi realizado um panorama geral a respeito de P&D, apresentando sua relação com a Inovação, os papéis exercidos e os investimentos feitos pelo setor público e pelo setor privado na referida área, bem como os mesmos podem gerar vantagens competitivas de maneira agregada. Em seguida, apresentouse uma perspectiva das parcerias público-privada, demostrando de fato que as parcerias aumentam a eficácia das políticas públicas contribuindo de maneira tecnológica e estrutural com o compromisso do setor privado buscando sempre de maneira criativa a utilização do parque tecnológicos. Por último, foi abordado o Parque Tecnológico em funcionamento na UnB: o PCEtec/UnB, que se encontra em pleno vapor e almejando ainda mais parcerias, e consequentemente visando o desenvolvimento regional da capital federal. Percebeu-se que as PCTec’s contribuem para o desenvolvimento da P&D, e, consequentemente, para a produção de vantagens competitivas para o Distrito Federal e seu entorno demostrando que tem havido intenso debate sobre quais atividades devem ser realizadas, e até mesmo financiadas, pelos setores público e privado para gerar o chamado desenvolvimento regional.

Presidente - 2353515 - ANTONIO NASCIMENTO JUNIOR
Externa à Instituição - EMILIA DE OLIVEIRA FARIA - UnB
Externo à Instituição - GEORGE HENRIQUE DE MOURA CUNHA - UNIALFA
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR