Banca de DEFESA: Carina da Costa Lima

DISCENTE : Carina da Costa Lima
DATA : 30/06/2023

INTERAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E OS DADOS DE PATENTES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS.

Patente; Produção Científica; Universidades Federais; Inovação.

A relação entre ciência, tecnologia e inovação é intrinsecamente interdependente e tem um impacto significativo na sociedade. A ciência é o conhecimento sistematizado que busca compreender o funcionamento do mundo ao nosso redor, enquanto a tecnologia é a aplicação prática desse conhecimento para criar produtos, processos ou serviços que atendam às necessidades humanas. No centro dessas relações estão as instituições de ensino superior, pois têm se expandido além das atividades tradicionais de ensino e pesquisa. Elas se tornaram agentes de inovação social e econômica, atuando como impulsionadoras do desenvolvimento tecnológico e fomentando a criação de novas soluções a partir de sua produção científica. As Universidades Federais se tornaram espaços de convergência entre a academia, a indústria e o governo, promovendo a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos. O objetivo da pesquisa foi compreender se existe ou não equivalência entre a dimensão da produção científica das Universidades Federais e a promoção de desenvolvimento de tecnologia e de inovação a partir da proposição de patentes. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa. Os dados foram extraídos a partir da base de dados Scival, plataforma modular oferecida pela Editora Elsevier e que é capaz de oferecer uma variedade de métricas relacionadas à produção científica, bem como o sítio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, como fonte de dados para as requisições de patentes pelas Universidades Federais. A partir dos resultados ficou demonstrado que as Universidades Federais Brasileiras apresentam um aumento significativo no nível de produção acadêmica ao longo dos anos, contudo verificamos que muito embora seja comum associar a quantidade de produções científicas de uma universidade ao número de solicitações de registro de patentes, é importante destacar que essas duas métricas nem sempre estão diretamente correlacionadas. Isso se deve a diversos fatores, como por exemplo a natureza das atividades de pesquisa, a disponibilidade de recursos e infraestrutura, as áreas de pesquisa predominantes e a cultura institucional. É importante entender que a produção científica e a solicitação de patentes são métricas distintas e que cada universidade pode ter suas próprias estratégias e prioridades em relação à proteção de suas inovações.

Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Interna - ***.861.936-** - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - UnB
Externa à Instituição - NATÁLIA AURÉLIO VIEIRA - MCTI
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR