Banca de DEFESA: Luciane Lourenço da Silva

DISCENTE : Luciane Lourenço da Silva
DATA : 11/10/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA

A relação entre o aumento na frequência e notas dos estudantes após o pagamento do bolsa estudo.  Concessão do auxílio aprimoramento continuado aos professores

Auxílio Aprimoramento; Bolsa Estudo; Educação Estadual; Goiás; IDEB; SAEB.

Em novembro de 2021, através da Lei n.o 21.162, o Excelentíssimo Senhor Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, instituiu o Programa Bolsa Estudo, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação. Assim, este estudo buscou analisar os impactos desta Lei no Estado, da mesma forma como averiguar os pontos positivos alcançados, haja vista que os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas do Estado estão recebendo um importante apoio mensal de R$ 111,92, em dez parcelas/ano do referido valor, as quais têm contribuído ao seu processo de aprendizagem. Cabe-nos, ainda, observar se de fato o Bolsa Estudo corrobora para a permanência dos alunos em sala de aula e a melhoria de suas notas. O objetivo basilar desta pesquisa reside no fato de analisar as possibilidades atuais para que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tenha um aumento no Estado de Goiás, em relação ao do ano letivo de 2021, visto que as avaliações externas SAEB são contabilizadas a cada dois anos. Como objetivos específicos, verificar a relação existente, no Ensino Médio, quanto à frequência e obtenção de notas por parte dos estudantes em decorrência do recebimento do Bolsa Estudo proposta pelo Sr. Caiado. Como o programa foi criado recentemente, espera-se que o IDEB sofra alteração positiva e bastante significativa neste ano de 2023 em nosso Estado, cuja meta é alcançar a nota 5,0. Outra questão igualmente relevante para o alcance dessa meta diz respeito ao Auxílio-Aprimoramento Continuado concedido aos Professores da Rede Estadual. Com professores incentivados a melhorarem seus conhecimentos, que são ou serão repassados aos estudantes, espera-se um impacto positivo nos resultados do próximo IDEB. Para se chegar aos resultados deste estudo, o passo inicial foi dado a partir de leituras de leis, decretos e de demais textos que os abordam, além dos autores e jornalistas mencionados. Assim, tratou-se de um relato na perspectiva de revisão sistemática da literatura pertinente; também houve o respaldo da SEDUC quanto ao envio de dados que lhe foram solicitados.

Presidente - 1963493 - ANDREA FELIPPE CABELLO
Externo à Instituição - FERNANDO SZIMANSKI - INEP
Interna - ***.861.936-** - MICHELE CRISTINA SILVA MELO - UnB
Interno - 4079124 - VANDER MENDES LUCAS