Banca de DEFESA: ROSILENE REGO COELHO

DISCENTE : ROSILENE REGO COELHO
DATA : 29/05/2023

Políticas de acessibilidade nas universidades federais: investimentos e inovações pedagógicas na Universidade de Brasília

Pessoas com deficiência. Acessibilidade. Universidades Públicas. Educação superior.

Esta dissertação aborda questões sobre acessibilidade na modalidade pedagógica, tecnologias assistivas e inclusão de pessoas com deficiência na Universidade de Brasília (UnB), e tem como objetivo geral: mapear os investimentos e as inovações implementadas pela UnB para o atendimento dos objetivos estratégicos pedagógicos da Política de Acessibilidade da Universidade. Para atingir a meta, realizou-se estudo bibliográfico sobre o tema contextualizando um breve histórico sobre pessoas com deficiência, abordando os aspectos conceituais de: acessibilidade, inovações tecnológicas assistivas, marcos legais e perspectivas relativas a inclusão no ensino superior. A pesquisa é caracterizada, com relação aos objetivos, como pesquisa exploratória e descritiva e, metodicamente, como quali-quantitativa. Para coleta dos dados utilizou-se de análise documental dos Relatórios de Gestão e Monitoramento da UnB do período de 2019 a 2021 e do Plano de Desenvolvimento Institucional de 2018- 2022, além de levantamentos de informações nas Diretorias de Acessibilidade e de Contabilidade e Finanças da UnB. Da análise dos resultados, foram constatados os investimentos e inovações tecnológicas nas modalidade de acessibilidade pedagógica/arquitetônicas implementados na UnB do período de 2019 a 2022. Destaca-se a proposta do Plano de Acão de Acessibilidade para a UnB, com ênfase para o objetivo da instauração de ações que permitam o acolhimento, a permanência e a saída com êxito de pessoas com deficiência, com acolhimento da família e com acompanhamento dos egressos. Apontamos, nas considerações finais, que os objetivos dos investimentos e da implementação das ações e programas foram eliminar barreiras de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com deficiência na universidade. Ficou perceptível o empenho da gestão para o alcance dos objetivos estratégicos da Política de Acessibilidade.

Externa à Instituição - KELY CRISTINA NOGUEIRA SOUTO - UFMG
Presidente - 2478208 - ABIMAEL DE JESUS BARROS COSTA
Interna - 1220662 - ADRIANA MOREIRA AMADO
Interno - 2211607 - PEDRO HENRIQUE ZUCHI DA CONCEICAO