Banca de DEFESA: DIEGO NASCIMENTO DE SOUZA

DISCENTE : DIEGO NASCIMENTO DE SOUZA
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Videconferência

A Importância da Inovação para o Desenvolvimento Econômico, Segundo as Teorias Neoclássica, Keynesiana e a Neoschumpeteriana.

Inovação, desenvolvimento econômico, escola neoclássica, escola Keynesiana, Escola neoschumpeteriana.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância da inovação no desenvolvimento econômico nas teorias neoclássicas, Keynesiana e neoschumpeteriana. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica com base em artigos, livros e textos disponíveis nas plataformas CAPES e Google Acadêmico. Inicialmente, o estudo abordou a escola clássica para fornecer um contexto sobre os princípios que deram origem ao pensamento neoclássico. Na análise do pensamento neoclássico, foram destacados os fundamentos da escola, explorando suas convergências e divergências em relação às teorias subsequentes, além de examinar o papel da inovação no desenvolvimento econômico, de acordo com seus princípios. A pesquisa também apresentou os principais pontos da escola Keynesiana, buscando compreender a importância da inovação em seu modelo de desenvolvimento econômico. Além disso, foram apresentados os fundamentos da escola schumpeteriana, com ênfase na relevância da inovação para o desenvolvimento econômico, conforme defendido por essa teoria. Por fim, foram discutidos os preceitos e a evolução da escola neoschumpeteriana, bem como o papel central atribuído à inovação no desenvolvimento econômico. Em geral, observou-se que a importância da inovação no desenvolvimento econômico era menos relevante para os neoclássicos. Já para os Keynesianos não foi identificado a inovação como objeto de estudo. Em contrapartida, para os neoschumpeterianos, a inovação era o foco central de sua abordagem teórica e considerada de extrema importância para o desenvolvimento econômico.

Interna - 1220662 - ADRIANA MOREIRA AMADO
Presidente - 2964829 - DANIELA FREDDO
Externo à Instituição - JULIANO VARGAS - UFPI
Interno - 1229140 - ROBERTO DE GOES ELLERY JUNIOR