Banca de DEFESA: FREDERICO CRISTIANO GONCALVES MOURAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FREDERICO CRISTIANO GONCALVES MOURAO
DATA : 31/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

O teletrabalho na Universidade de Brasília (UnB) em tempos de pandemia de Covid-19: a experiência da Faculdade de Tecnologia frente às inovações tecnológicas no ambiente organizacional e às adequações institucionais.


PALAVRAS-CHAVES:

teletrabalho, inovação tecnológica, covid, TIC, universidade


PÁGINAS: 92
RESUMO:

O trabalho a distância, na modalidade caracterizada pelo teletrabalho, foi empregado no âmbito da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade de Brasília (UnB) como alternativa de substituição ao trabalho presencial, em atendimento à exigência sanitária de distanciamento social, durante o período pandêmico da covid-19, como medida de prevenção e mitigação da proliferação de contágios pelo novo coronavírus. Esta experiência da FT/UnB, com o teletrabalho, representa uma transformação institucional quanto à forma (inovadora) de trabalhar, configurando uma nova realidade organizacional apoiada na inovação tecnológica. Este cenário acaba por influenciar na produtividade institucional, na operacionalização das rotinas administrativas e no nível de satisfação pessoal e profissional dos trabalhadores, resultando em vantagens e desvantagens do teletrabalho, o que constitui objeto de análise deste estudo, notadamente sob a perspectiva da Gestão Econômica de Inovação Tecnológica (GEIT), frente à substituição do trabalho presencial pelo teletrabalho. A metodologia está apoiada em um estudo de caráter exploratório qualitativo, com vistas à compreensão dos efeitos provenientes da nova realidade laboral, ao lado de uma avaliação descritiva, com subsídio quantitativo, compreendendo uma amostra composta por 58 servidores técnico-administrativos lotados na FT/UnB. As inferências provenientes das análises e avaliações realizadas apontam para a interpretação de que as vantagens predominam, em significativa proporção, em relação às desvantagens, considerando a experiência da FT/UnB com o teletrabalho. Considerando os aspectos teórico-metodológicos e os resultados deste estudo, outras investigações semelhantes podem comprovar a pertinência e conveniência da inovação tecnológica advinda do emprego do teletrabalho, extensivamente a outros setores institucionais, ampliando a confirmação das vantagens e dos benefícios trazidos por aquela modalidade de trabalho a distância – inovadora e transformadora – em substituição ao tradicional (e possivelmente obsoleto) modelo de trabalho presencial.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1220662 - ADRIANA MOREIRA AMADO
Presidente - 2964829 - DANIELA FREDDO
Externo ao Programa - 6404963 - JAIME MARTINS DE SANTANA - nullExterno à Instituição - JULIANO VARGAS - UFPI
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 09:15
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35